São Pedro da Aldeia



 sao-pedro-centro-770

Um município muito agradável na região dos lagos no Rio de Janeiro, vizinho de Cabo Frio muito procurado para veráneio, férias, fins de semana e feriados. Uma região atualmente bem desenvolvida, com muitas opções de hospedagem, comércio, restaurantes, lanchonetes e diversão.

Como chegar o melhor meio é o rodoviário saindo do Rio pela ponte Rio Niteroi seguir pela rodovia Amaral Peixoto – RJ 106. De ônibus vários roteiros da Auto viação 1001, viação Macaense. E também de avião até o Aeroporto de Cabo Frio que fica a 20 minutos do centro de São Pedro da Aldeia.

Pontos Turisticos

sao-pedro-igreja-200Igreja Matriz de São Pedro: Construida na época da União Ibérica na Aldeia de São Pedro, serviu como colégio jesuítico. Na sua construção foi utilizado basicamente a pedra, a cal e também o tijolo. Atualmente é tombada pelo Patrimônio histórico.
Casa da Flor: A construção, iniciada em 1912, a partir de 1923, passou a ser acrescida aos poucos de objetos encontrados no lixo, cacos de cerâmica, de louça, de vidro, de ladrilhos e de outros objetos considerados imprestáveis para o uso: lâmpadas queimadas, conchas, pedrinhas, correntes, tampas de metal, manilhas, faróis de automóveis… Aos poucos foram formadas flores, folhas, mosaicos, cachos de uvas, colunas e esculturas fantásticas, fixados dentro e fora da casa.
Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia: Única de seu tipo no país, foi criada em 10 de maio de 1966, assinado pelo então presidente da República  Castelo Branco. A Base atua como um órgão de execução e fiscalização do Serviço Militar, dispondo de um aeródromo militar que, por força da legislação brasileira em vigor, opera como aeródromo alternativo para o tráfego da região do Rio de Janeiro.
Museu da Aviação Naval: O Museu da Aviação Naval brasileira, foi criado em 23 de Agosto de 2.000, está localizado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia na cidade de São Pedro da Aldeia. O Museu tem um acervo diversificado com aeronaves originais e réplicas, diversos motores, inúmeras maquetes, fotos, documentos e manuais das OM do Complexo da Força Aeronaval.
Estação Ferroviária de São Pedro da Aldeia: O estação da extinta Rede Ferroviária Federal já havia sido vendido, e a prefeitura municipal readquiriu o imóvel para dar início a restauração. As obras começaram em 2010 por iniciativa do IPHAN, fazendo a população e turistas voltarem a se interessar pela velha construção, de estilo art déco e cor amarelo ocre, antes encoberta sob diversas camadas de tintas. Em 17 de Agosto de 2011 foi entregue a população a 1ª fase de restauros da estação com implementação do escritório regional do IPHAN, o Centro de Memória Ferroviária de São Pedro da Aldeia e a videoteca do projeto Cine Estação São Pedro.

Serra de Sapiatiba: Área de preservação ambiental da Região dos Lagos, a partir do Decreto nº 15.136 de 20 de julho de 1990 sob tutela do Inea, passou a integrar o Parque Estadual da Costa do Sol.
Lagoa Araruama: Rodeia todo o município e é a maior laguna hipersalina do mundo. É chamada pelos leigos erroneamente de lagoa, entretanto possui características de laguna pois além de ser salobra tem ligação com o mar através do Canal do Itajuru. Com ventos fortes é ótima muito procurada para práticas de esportes como Kitesurf, Windsurf, Iatismo, Sup, caiaque e muito mais.


Praias de São Pedro da Aldeia

Praia do Balneário : localizada no loteamento Balneário de São Pedro, junto a praia da Ponta da Areia  e praia da Teresa. Ideal para levar crianças devido a suas águas calmas além de muitas arvorés na areia permitindo uma boa proteção para elas.

Brava: Praia de enseada com mais de um quilômetro
de extensão, poucas ondas e águas claras.
Baleia: Tem uma colônia de pescadores da cidade.
Pitória: Praia de enseada com 500 metros de extensão.
Suas águas têm alto grau de salinidade, são mornas
e transparentes.
Ponta de Areia: Sua orla é arborizada com casuarinas
e amendoeiras.
Boqueirão: Águas mornas, transparentes e calmas.
Alto grau de salinidade. Nela é feita a pesca
de camarão e tainha.
Mossoró: Área de pesca, com barcos e redes.
Muito utilizada  para a pesca
com rede. As espécies mais capturadas são: carapicu, tainha
e camarão.
Nordeste: Tem um quilômetro de extensão e estreita faixa
de areia. Águas mornas, de tonalidade verde e
alto grau de salinidade.
De São Pedro: Com dois quilômetros de extensão
e largura variável, a praia tem águas mornas,
com alto grau de salinidade. Amendoeiras acompanham toda
a orla.
Do Sol: 800 metros de extensão. A faixa de areia faz limite
com a vegetação. Suas águas são mornas .
praia-sudoeste-150Sudoeste: Tem um quilômetro e meio de extensão e largura variável.
Uma das praias mais visitadas possui maior profundidade
e pela maior ocorrência de ventos sudoeste. Vale apena visitar e comer um pastel na praia.
Dos Pescadores: 800 metros de extensão e estreita
faixa de areia. A noite, por volta das 22h, é a hora da compra  quando os
pescadores retornam da pesca, turistas e moradores
costumam comprar peixes e camarões.
Linda: Um cenário deslumbrante com um quilômetro
de extensão. Ideal para banhos boa para velejar.

São Pedro da Aldeia um pouco de História

A colonização das terras que atualmente constitue o município de São Pedro da Aldeia remonta aos princípios do século XVII. Foi em 1617, no território da atual comuna fluminense, com o início da construção da capela dedicada a São Pedro que foi fundada a Aldeia de São Pedro, primeiro marco de colonização levantado nessas terras.

Apresenta atrações de interesse histórico e cultural, como a Casa da Flor. Considerada obra prima da arquitetura espontânea, foi construída por Gabriel Joaquim dos Santos (1892 – 1985), um homem pobre que trabalhava nas salinas da região. Gabriel usou na edificação materiais recolhidos por onde andava: cacos de cerâmica, louça, ladrilhos, e toda uma série de objetos julgados imprestáveis por muitos.

sao-pedro-base-aerea-770

Na cidade está localizada a  base aérea naval da Marinha brasileira, criada em 1966. Também se destacam algumas praias, como a Praia Linda ,  Ponta da Areia e Praia do Sudoeste  muito utilizadas por velejadores devido ao vento na região.

Caracterização do Município de São Pedro da aldeia:

Área: 333 km2 (IBGE – 2010)
População: 88.013 habitantes (IBGE – 2010)
Distância da capital: 136 km (DER-RJ – 2006)
Duração do percurso: aproximadamente 2 horas
DDD: 22
Altitude: 5 m
Clima: tropical marítimo
Temperatura média anual: 23º C

sao-pedro-quiosque2-770

Informações Turísticas da Prefeitura:

Sub-secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer
Site: www.pmspa.rj.gov.br
Endereço: Rua Marques da Cruz, 61
Bairro: Centro – CEP: 28940-000
Tels.: (+ 55 22) 2621 6376 / 2621 1559

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>