Sambodromo



sambodromo-01

O sambodromo é a passarela principal do Carnaval Carioca onde se apresentam as escolas de Samba do Rio de Janeiro, trazendo seus enredos e muitos sonhos aos participantes e foliões.

Localizada na Avenida Marquês de Sapucaí, nos bairros Centro e Cidade Nova, no município do Rio de Janeiro, . A maior parte da passarela situa-se no Centro, porém após a Avenida Salvador de Sá, pertence ao bairro Cidade Nova .

O maravilhoso projeto, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, foi implantado durante o primeiro governo de Leonel Brizola (1983-1987), visando a dotar a cidade de um equipamento permanente para a exibição do tradicional espetáculo do desfile das escolas de samba, acabando com o arma e desarma das arquibancadas no local do desfile. Inaugurada em 1984, com o início do sistema de desfiles das escolas de samba em duas noites .

sambodromo-rjSeu nome oficial mudou para “Passarela do Samba” e, finalmente, a partir de 18 de fevereiro de 1987, seu nome oficial passou a ser “Passarela Professor Darcy Ribeiro”, numa homenagem ao principal mentor da obra, o antropólogo Darcy Ribeiro. Essa denominação oficial se conserva até hoje. Porém, a obra é mais conhecida como “Sambódromo” na boca do povo, que foi um termo favorito do Darcy Ribeiro, Sua estrutura, em peças pré-moldadas de concreto, mede cerca de 700 metros de comprimento.

Em 2011, finalmente teve incio a conclusão do projeto original de Niemeyer, os camarotes do antigo Setor e antiga fabrica da Brahma foram derrubados para dar lugar a novas arquibancadas, seguindo o projeto original de Oscar Niemeyer. Com a reforma, a passarela passou a ser quase totalmente simétrica, à exceção da sua primeira arquibancada.

As novas arquibancadas foram construídas a um custo de R$ 30 milhões de reais, totalmente custeados pela Ambev, dona da fábrica, que em contrapartida pôde “destombar” a velha fábrica e ainda teve a autorização de construir um prédio no restante do terreno . A nova passarela, após as reformas, teve sua capacidade aumentada de 60.000 para 72.500 pessoas e foi reinaugurada no dia 12 de fevereiro de 2012 .

 

Mapa de como chegar ao Sambodromo

Exibir mapa ampliado



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>