Nova Marina da Glória



marina

A nova Marina da Glória, um dos principais legados dos Jogos Rio 2016 e palco das competições de vela olímpica. Depois de 34 anos restrita a donos de embarcações, a revitalização da Marina da Glória devolve ao Rio sua orla marítima, uma continuação do Parque do Flamengo que liga as praias de Botafogo e Flamengo ao Aeroporto Santos Dumont. Agora, cariocas e turistas vão poder passear a beira-mar e admirar o trabalho paisagístico elaborado pelo Escritório Burle Marx, responsável pelo projeto original do Parque do Flamengo. 

Com investimentos de R$70 milhões do setor privado, a revitalização foi feita pela BR Marinas e incluiu a reformulação dos píers, a criação de um polo gastronômico e uma nova infraestrutura, com redes de esgoto, elétrica e hidráulica. Com a reforma, as vagas molhadas para barcos passaram de 140 para 415, e as secas, de 70 para 240. Toda a infraestrutura do local foi modernizada e as embarcações ficarão em um ambiente mais seguro. O estacionamento para veículos terá capacidade para 470 vagas. A nova cobertura no pavilhão, com proteção térmica e acústica, substitui uma antiga tenda e abrigará a maior parte da estrutura temporária dos Jogos Olímpicos.

Presente na apresentação da nova Marina da Glória, o ministro do Esporte, Ricardo Leyser, falou sobre a entrega de mais um equipamento olímpico:

A partir de 13/07, o local será entregue para operação exclusiva do Comitê Organizador, que passará a coordenar a circulação de pessoas dentro do espaço, seguindo as normas adotadas em todas as instalações olímpicas. Após os Jogos, o local promete virar um novo ponto de referência para cariocas e turistas que procuram o Parque do Flamengo como opção de lazer.





A nova Marina da Glória conta com quatro restaurantes, uma delicatessen, ciclovia, bicicletários, banheiros e um mirante com vista para o Pão de Açúcar. O local terá ainda lojas náuticas, cursos de vela e de mergulho, a possibilidade de contratar passeios, espaço específico para os pecadores, vestiários e área de convivência para os marinheiros.

O diretor geral da Marina da Glória, Pedro Augusto Guimarães, disse que o grande legado é devolver esse espaço para cariocas e turistas utilizarem como opção de lazer:

A Marina da Glória recebeu dois eventos-teste de vela para os Jogos Olímpicos de 2016, em agosto de 2014 e de 2015. 

Nova Marina da Glória

A Marina da Glória é a única marina urbana do país. Além de uma importante referência náutica para a cidade, ela tem localização privilegiada por ficar próxima ao centro do Rio e ao lado do aeroporto, do Museu de Arte Moderna, de uma casa de shows e dentro do Parque do Flamengo, a maior área de lazer da cidade. A caminhada entre a marina e o aeroporto será possível graças à reforma nos píers flutuantes, que foram posicionados de uma forma em que haverá apenas uma entrada e saída para se chegar até os barcos, o que facilita o processo de fiscalização. Ou seja, o calçadão que margeia o mar, que antes era exclusivo dos donos de embarcações, ficará livre para a população. 





O carioca vai ganhar um espaço com ciclovia, mirante muitas árvores nativas. Tudo isso com direito a contemplar um dos principais cartões postais da cidade e do Brasil, o Pão de Açúcar. Assim será a nova área pública da Marina da Glória, projetada pelo escritório Burle Marx, responsável pelo projeto original do Parque do Flamengo, o que garante a total integração do espaço com o seu entorno. As obras na área da esplanada vão começar logo após os Jogos Paralímpicos com o objetivo de integrar a marina ao Parque do Flamengo.

Prefeitura – RJ

 

 

Tagged with 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>