Marca dos 450 anos do Rio de Janeiro



marca-450-rio A Prefeitura do Rio escolheu em (21/05), a marca comemorativa pelos 450 anos do Rio de Janeiro, celebrados em 2015. Em vez de escolher o Cristo Redentor ou o Pão de Açúcar como ponto de partida, o escritório Crama Design Estratégico – que venceu outros 27 escritórios de design em concurso público – optou por uma solução gráfica.

O prefeito Eduardo Paes apresentou ainda o calendário preliminar das comemorações dos 450 anos e assinou decreto que valoriza a memória e a cultura popular carioca, além de regulamentos sobre o uso da marca. As comemorações começam no Réveillon 2015 e se estenderão até março de 2016. Ao longo desses 14 meses, o Comitê Rio450 pretende valorizar o repertório histórico, artístico e cultural carioca. O evento foi transmitido ao vido pela internet. Com poucos traços, a marca dos 450 anos do Rio de Janeiro pode ser desenhada, personalizada e compartilhada facilmente. O sorriso que ela inspira representa a alma carioca e reforça sua personalidade.

A fácil reprodutibilidade foi um dos principais critérios do concurso para a escolha, cuja gestão coube ao Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e ao Centro Carioca de Design (CCD), com o respaldo da Associação dos Designers Gráficos do Brasil. – A marca é fantástica, tem a leveza e a cara do carioca. O melhor é poder brincar com ela, cada carioca pode transformá-la na sua demonstração de amor pelo Rio. É uma marca solta, alegre e informal que fala bem sobre o momento de democracia e de avanço da cidade que a gente vive. Adorei e estou cheio de ideias para sua utilização. Queremos que o carioca a utilize livremente. A partir de agora, estará presente em nossas ações e intervenções pela cidade. Ela reflete a alma do carioca – disse Paes.

O CARIOCA DO RIO

450 anos de um estilo de vida. A marca dos 450 anos é uma expressão que, além da cara do carioca, é a cara da comemoração dessa festa. Uma proposta para provocar reflexões lúdicas sobre quem somos e o quanto amamos estar onde estamos. Ela foi pensada para resgatar o orgulho de pertencer, através de uma ideia simples e direta: se o carioca é multicultural, multiétnico e multifacetado, a marca deve espelhar tudo isso.

A partir dessa ideia, criamos uma marca que identifica o povo do Rio e faz graça com o seu jeito; uma marca que representa o que o carioca tem de mais essencial, mostrando o perfil de quem tem orgulho de ser o que é. Composta pelos 3 números da celebração, a marca é o perfil do nosso personagem: do Marcos, da Paula, do Robson, da Helena, do Peter, da Kelly… e de todo mundo que faz parte do Rio, seja por nascimento ou por escolha. Site da Marca

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>