Ipanema Rio de Janeiro

Ipanema Rio de Janeiro, bairro fundado em 1894, é um dos mais nobres do Rio de Janeiro, localiza-se na Zona Sul da Cidade e possui um belo litoral.

O bairro de Ipanema tem aproximadamente  55.000 habitantes e faz divisa com os bairros de Copacabana, Leblon e Lagoa.

Desta forma o período de maior adensamento do bairro se deu a partir dos anos 60, quando houve o avanço da especulação imobiliária sobre o bairro, substituindo casas por edifícios.

Portanto os preços dos imóveis disparam e Ipanema passa a ser um dos bairros mais caros do Rio de Janeiro.

Mais importante torna-se sinônimo de vanguarda, nos anos 60 e 70 Ipanema é palco do Tropicalismo, da Bossa-Nova, do Pasquim, do Teatro de Ipanema, da tanga e do top-less.

Detalhes de Ipanema Rio de Janeiro

Portanto o nome Ipanema significa “águas perigosas” em tupi-guarani.

Desta forma os visitantes da praia devem ter cuidado na hora de mergulhar, pois há correntezas fortes.

Podemos considera o  Arpoador, uma das pontas de Ipanema, é um paraíso do surfe carioca.

Ipanema Rio de Janeiro  figura entre os principais pontos turísticos da cidade , tanto para turistas brasileiros quanto internacionais.

Todos os anos, turistas lotam o tradicional bairro e a  Praia de Ipanema que dita moda e costumes na cidade.

ipanema-vct_santos
  Turismo no bairro

Ipanema e um dos principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, tanto para turistas brasileiros quanto internacionais onde a rede hoteleira, hostels e apartamentos de temporada são procurados.

Todo ano, turistas lotam o tradicional bairro e sua praia famosa, que conta com infraestrutura hoteleira de qualidade, bares e restaurantes.

O Parque garota de Ipanema e a Pedra do Arpoador são pontos turísticos interessantes e de fácil acesso .

Do calçadão do Arpoador temos a vista para o Morro Dois Irmãos, um cartão-postal do Rio de Janeiro.

Portanto merece destaque também a Igreja de Nossa Senhora da Paz, recentemente reformada sendo um icone do bairro.

Recentemente, também vários albergues têm sido instalados no bairro, o que aumentou consideravelmente o número de jovens de todos os lugares do mundo, nas ruas.

Com isso houve valorização dos imóveis antes menos procurados, como as casas mais antigas localizadas no bairro.

População: a população é de classe média alta à classe alta.

Praia de Ipanema

Praia de Ipanema Rio de Janeiro, localizada na Zona Sul , começa no o Arpoador e termina no Jardim de Alah, é uma das praias mais famosas do país .

Portanto ela tem em torno de  2 km , a praia tem ondas e correntezas , podendo ser usada para a prática de esportes aquáticos e banho.

Então o encanto da praia de Ipanema serviram como inspiração para artistas de varias áreas como musica, cinema.

Importante a musica mais famosa é a Garota de Ipanema, um dos maiores clássicos da Bossa Nova de  Vinícius de Moraes, até sucessos mais próximos.

Na orla tem vários hoteis na praia de ipanema  rio de janeiro que também são conhecidos pelas musicas relacionadas, além de bares e restaurantes.

Ipanema posto 9 ganhou fama nos anos 80, quando, recém-voltado do exílio,  Gabeira desembarcou na areia de tanguinha.

Portanto foi lá também Ipanema beach que o topless, que nunca pegou de verdade no Rio, teve suas incentivadoras.

ipanema-anaredig

      Cultura em Ipanema rj

O bairro é conhecido também pelos seus teatros e cinemas como a Casa de Cultura Laura Alvim, Teatro Ipanema e Estação Ipanema.

Durante o carnaval, vários blocos tradicionais como a Banda de Ipanema, o Simpatia é Quase Amor e o Rola Preguiçosa circulam pelo bairro.

Então para chegar à Praia de Ipanema, use o metrô linha 1, desça na Estação General Osório e caminhe em direção à Av. Vieira Souto muito fácil.

Comércio no bairro de Ipanema

Mais importante o comércio de luxo vem crescendo no bairro, lojas e butiques  têm suas origens ligadas ao bairro.

As sedes de grandes joalherias e grandes marcas como também griffes são localizadas em Ipanema.

Como o mercado internacional também está presente grandes marcas farmosas  também escolheram lojas em pontos do bairro.

Bem como estas lojas se concentram nas ruas Garcia D’Avila e Visconde de Pirajá e Maria Quitéria.

Como o bairro ainda possui alguns dos melhores e mais tradicionais bares e restaurantes do Rio de Janeiro, como o Bar Garota de Ipanema, onde Vinícius de Morais criou a famosa canção .

Podemos citar, também, o Bar Vinte, na Rua Visconde de Pirajá, onde antigamente o bonde fazia a volta e o bar Paz e Amor, na esquina das ruas Garcia D’ávila e Nascimento Silva.

Portanto o primeiro supermercado conhecido pelo seu padrão de qualidade e serviço, se encontra próximo à Praça General Osório além de muitas oportunidade e negócios.

Além das feiras de frutas e verduras nas praças General Osório e Nossa Senhora da Paz, aos domingos acontece a tradicional Feira Hippie, com venda de artesanato e quadros.

                            garota-de-ipanema-Phillie-C

 

Um pouco de Historia sobre Ipanema Rio de Janeiro

Portanto a restinga hoje ocupada pelos bairros de Ipanema e Leblon já era habitada,  com efeito, há provas que os primeiros agrupamentos indígenas assentaram naquela região por volta do século VI.

Desta forma um mapa francês de 1558 situa duas aldeias tamoias naquela região ,uma em Ipanema (aldeia “Jaboracyá”) e outra no Leblon (aldeia “Kariané”).

Ambas sobreviveram aos primeiros anos da cidade, mas foram eliminadas em 1575 pelo “Governador da Parte Sul do Brasil”, Antônio de Salema, natural de Alcácer do Sal (152? -1586).

Desejoso daquelas terras, Salema, em seu mandato de três anos (1575-1578) mandou colocar roupas de doentes nas matas da região, eliminando os índios por contágio.

Por fim na parte onde hoje está o Jardim Botânico, mandou construir um engenho de cana, ao qual denominou “D`El Rei”. O engenho não deu certo  em 1584 foi sugerida sua venda.

Mais história

Então quatorze anos depois, ele foi vendido ao Vereador Diogo de Amorim Soares, vindo da Bahia (1558? -1609?), que o rebatizou de “Engenho de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa”.

Portanto Soares, retirando-se da cidade em 1609, revendeu as terras no ano anterior a seu genro, Sebastião Fagundes Varela, natural de Viana do Castelo (1563- 1639).

Dessa forma Fagundes logo ampliou as instalações do engenho e, para tal, cobiçou para sua empresa os terrenos de marinha.

Ou seja os primeiros proprietários das praias da zona sul carioca, fora os índios tamoios, foram poucos portugueses.

Então em 1603 Antônio Pacheco Calheiros (1569? -1634), vereador em 1619, casado com Da. Inês de Leão, obteve enfiteuse de terras que iam do engenho de Diogo de Amorim Soares (Lagoa) até a “costa brava” (Leblon), correndo até a Gávea (Vidigal).

Portanto em 1606, Afonso Fernandes e sua esposa, Da. Domingas Mendes obtiveram carta de sesmaria da câmara que lhes davam o aforamento de “300 braças começadas a medir do Pão de Açúcar ao longo do mar salgado para a Praia de João de Souza (Botafogo) e para o sertão, costa brava, tudo o que houvesse”.

A história continua

Eram todos os terrenos de marinha do Leme ao atual Leblon, incluindo-se aí, é claro, a futura Ipanema.

Pagavam foro de 1000 réis. Em 1609, Da. Domingas, já viúva, trespassa esse aforamento a Martim de Sá (1575-1632), Governador do Rio de Janeiro (1602/08, e 1623/32), filho do então ex-Governador Salvador Corrêa de Sá, nascido em Barcelos (1542- 1631, governou em 1568/72 e 78/98) para benefício do engenho que o mesmo possuía na Lagoa.

Então esse engenho, denominado de “Nossa Senhora das Cabeças”, não foi adiante, haja vista que Martim estava erguendo outro maior em terras que obtivera na aldeia de “Guaraguassú Mirim” (atual Barra da Tijuca).

Desta forma o aforamento então foi sendo aos poucos repassado, sucessivamente em 22 de junho de1609, das terras que iam desde o Pão de Açúcar até a “Praia Brava” (Leblon); em 23 de setembro de 1611 (mais terras); em 19 de julho de 1617 (para aumento de pastos); e em 1619 ao dono do “Engenho de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa”, Sebastião Fagundes Varela.

Portanto o aforamento era por 9 anos e tinha mais 400 braças para o sertão, permitindo a Varela explorar para pasto e extração de madeiras para seu engenho. Varela ficou assim, aos poucos, dono de todas as terras que iam do Humaitá ao Leblon.

A extensão de suas posses abrangia 1700 braças de testada e 4.500.000 braças de área, que englobava a atual Lagoa Rodrigo de Freitas.

Os terrenos pagavam foro de 6$400 réis ao “Senado da Câmara”. Esse latifundiário criava gado nessas praias, onde suas vacas pastavam entre cajueiros, ananases e pitangueiras.

 

                                                  MAPA DO BAIRRO DE IPANEMA


Exibir mapa ampliado

 

Video de Ipanema

Deixe um comentário