Andarai



vista-andarai-770x436

Andaraí é um bairro carioca da Zona Norte do município do Rio de Janeiro.  Seus limites são com os bairros da Tijuca, Vila Isabel e Grajaú .

O bairro do Andaraí também era conhecido pelo estádio do América Football Club, na Rua Barão de São Francisco na esquina com a Rua Teodoro da Silva , onde hoje temos o Shopping Boulevard Rio antigo Iguatemi. Depois do  surgimento do Estado da Guanabara, os limites do Andaraí foram modificados e reduzidos e definidos como começando na praça Lamartine Babo, entrando pela Rua Gonzaga Bastos e subindo em toda a extensão da rua Teodoro da Silva, dobrando na rua Barão do Bom Retiro, subindo a rua Borda do Mato até a serra; seguindo por toda a extensão da rua Uruguai até o Rio Maracanã, onde se limita com a Tijuca, só estando incluído a rua Espírito Santo Cardoso.

Um pouco da História do bairro do Andaraí

O Andaraí é um dos bairros mais antigos da rio, a origem de seu nome vem da expressão indígena “Andirá-y”, que significa “Rio dos Morcegos”9 , na lingua tupi dos índios tamoios que habitavam a região. O “Rio dos Morcegos”, hoje, é denominado Rio Joana. Ele atravessa o bairro, dividindo as duas pistas da Rua Maxwell.

Região colonizadas por padres jesuítas no século XVI para o cultivo de cana-de-açúcar, o antigo Andaraí era dividido em Andaraí Grande (Andaraí atual, Vila Isabel, Grajaú e Aldeia Campista) e Andaraí Pequeno (Tijuca).

No século XIX, o termo “Andaraí Grande” foi abolido, dando origem aos bairros de Vila Isabel , Aldeia Campista e Grajaú .

O quartel da P E

Batalhao-exercito-andarai150O  1º Batalhão da Polícia do Exército foi construído em homenagem ao Marechal Euclides Zenóbio da Costa, Comandante da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial e foi inaugurado em 6 de dezembro de 1951. , foi utilizado ostensivamente na época do Regime Militar instaurado em 1964 no Brasil onde funcionou o temido Destacamento de Operações de Informações  onde foram presos, torturadas as pessoas que manifestavam-se contra a ditadura militar. Rua Barão de Mesquita, nº 425, no Bairro do Andaraí.

Hospital do Andaraí

O Hospital do Andaraí foi inaugurado em 29 de julho de 1955 como Hospital dos Marítimos. Hoje, dispõe de equipes médicas capacitadas a acompanhar a internação em diversas especialidades clínicas e cirúrgicas. O Hospital ainda oferece unidades especiais, como o Centro de referência em Tratamento de Queimados, o de Cuidados Coronarianos e o Serviço de Tratamento Intensivo. 

Hospital Federal do Andaraí – Hospital Público

Endereço: Rua Leopoldo, 280 – Andaraí, Rio de Janeiro – RJ, cep 20541-170
Telefone:(21) 2575-7000

Shopping Boulevard Rio

bulevard-rio-iguatemi-150Construído no terreno do campo de futebol do América e onde a escola de samba Vila Isabel ensaiava, inicialmente conhecido como Shopping Iguatemi desde 2012 passou a ser   Boulevard Rio. Sua arquitetura  valoriza a iluminação natural, corredores amplos, confortáveis de fácil circulação e acessibilidade . São 180 lojas e diversos serviços, como o posto de atendimento do Detran. R. Barão de São Francisco, 236 – Andarai, Rio de Janeiro . 

No Andaraí se instalaram vários estabelecimentos industriais e comerciais , como  a sede de Compensação Nacional do Banco do Brasil e o Núcleo Habitacional Solaris da Torre o famoso tijolinho,  Supermercado Extra, conhecido como Bulevard, supermercado Guanabara localizado na antiga garagem da Cometa entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>