Zumbi dos Palmares



Em 20 de novembro de 1695 morria em combate Zumbi dos Palmares, personagem histórico que representa a luta contra a escravidão e o preconceito racial e motivo pelo qual se comemora nesta quinta-feira, em todo o país, o Dia Nacional da Consciência Negra.
 
Prefeitura revitaliza o monumento a Zumbi dos Palmares


Em homenagem ao Dia da Consciência Negra (20/11/14), a Prefeitura do Rio entrega à população os jardins do Monumento a Zumbi dos Palmares, na Praça Onze, totalmente revitalizados. A ação integra o projeto “Jardins Cariocas”, desenvolvido pela Fundação Parques e Jardins (FPJ)  e que contemplou diversos bairros da  cidade. 

 

 

Para revitalizar esse histórico espaço urbano idealizado pelo senador Darcy Ribeiro, o órgão municipal plantou 27 palmeiras, além de diversas espécies de folhagens e flores de colorações diferente, totalizando 1.650 m2 de área ajardinada. Entre algumas espécies decorativas que foram plantadas, destacam-se a grama batatais, tamareira de jardim, barba-de-serpente, pingo-de-ouro e a caracasana.

 

O monumento a Zumbi dos Palmares foi inaugurado em 9 de novembro de 1986 para homenagear o líder e fortalecer a consciência negra. Zumbi dos Palmares não teve sua fisionomia identificada pela história, portanto, para a sua representação foi utilizada como molde a cabeça de um rei nigeriano do século XII, Ohorum-Fun-Ni, cujo original encontra-se no Museu de Londres. A data de 20 de novembro foi escolhida porque neste dia, no ano de 1695, aconteceu o assassinato de Zumbi, líder do quilombo dos Palmares.

 

O projeto “Jardins Cariocas” já recuperou as seguintes localidades: Praça Xavier de Brito (Tijuca); Praça General Tiburcio (Praia Vermelha/Urca); Praça Cacilda Becker (Urca); Monumento a San Martin (Lagoa); Monumento a Deodoro (Cinelândia); Jardins do Largo do Monroe (Cinelândia); e Jardins da Ana Carolina (Laranjeiras). 

Prefeitura do RJ
Foto: Divulgação Cdurp e Bruno de Lima

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>