Transoeste



Transoeste

Horário de Funcionamento Serviço expresso funciona de segunda a sábado, de 5h da manhã até 1h da madrugada do dia seguinte, de 2a feira a sábado. Serviço parador funciona 24h.

onibus-brt-transoeste5
ExpressoSanta Cruz, General Olímpio, Gastão Rangel, Curral Falso, Santa Veridiana, Vendas de Varanda, Magarça, Recreio Shopping, Gláucio Gil, Salvador Allende e Terminal Alvorada.Linha paradora

Santa Cruz, General Olímpio, Gastão Rangel, Curral Falso, Santa Veridiana, Vendas de Varanda, Pingo D’Água, Magarça, Ilha de Guaratiba, Pontal, Notre Dame, Recreio Shopping, Guiomar Novaes, Gilka Machado, Nova Barra, Benvindo de Novaes, Gláucio Gil, Guignard, Gelson Fonseca, Salvador Allende, Pontões/Barra Sul, Pedra de Itaúna, Interlagos, Riomar, Santa Mônica Jardins, Américas Park, Novo Leblon, Bosque da Barra e Terminal Alvorada.
Em breve Cajueiros, Mato Alto, Cetex, Embrapa, Dom Bosco, Recanto das Garças e Golfe Olímpico .
estacao-interior-brt01
Interior das estações
interior-brt01
Interior dos ônibus do brt
Linhas AlimentadorasO objetivo é facilitar o acesso dos passageiros às estações e terminais. Realiza conexão dos passageiros com as estações e terminais, de forma que o passageiro possa pegar a linha principal.855A – Bangu x Magarça (via Av. Santa Cruz)879A – Campo Grande x Magarça896A – Pedra de Guaratiba x Pingo d’gua897A – Alvorada x Ayrton Senna (via Barra Shopping)899A – Alvorada x Joatinga
santa-cruz-brt
Estação do Brt de Santa Cruz
O que é BRT

O Bus Rapid Transit, significa Transporte Rápido por Ônibus, um sistema que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável e com custo eficiente, graças a um espaço de circulação exclusivo com prioridade de passagem, operação rápida e frequente, do tipo do transporte do metrô.
Devido ao fato de andar em pista exclusiva, sua velocidade relativamente constante e rápido o BRT leva muito mais gente e um custo bem abaixo em comparação com outros transportes de massa.
onibus-na-estacao-brt01
Brt na estação
tunel-grota-funda01
Brt saindo do túnel

 


A contrução da Transoeste

A primeira fase, 31km do corredor expresso serão de faixa segregada, somente para os ônibus articulados. Nela, o BRT terá duas pistas exclusivas, sendo uma de ida e outra de volta. Os outros 9km serão de faixa compartilhada com outros veículos, porém com estações, onde os ônibus vão parar separados – explicou Eduardo Fagundes, engenheiro da Secretaria Municipal de Obras.

Uma das grandes estrelas da primeira fase da Transoeste, o túnel da Grota Funda, que possui 1100 metros de extensão, vai mudar a rotina de quem precisa atravessar a Serra da Grota Funda para ir e voltar do trabalho. Graças a ele, o tempo de travessia, que antes era de meia hora, passará a ser de dois ou três minutos, sendo proibido o tráfego de caminhões, que continuarão a utilizar a Serra para se deslocar.

– Por ser o primeiro túnel que liga toda a Zona Oeste, estamos apostando muito no crescimento de lugares como Pedra de Guaratiba, Ilha de Guaratiba e Sepetiba, que agora estarão ainda mais próximos ao Recreio e à Barra da Tijuca .

A economia diária de tempo não se restringe somente ao túnel da Grota Funda. Segundo Fagundes, os testes que já vêm sendo feitos com os ônibus do Ligeirão mostraram que, da estação do Magarça, em Guaratiba, até o terminal Alvorada, na Barra, foram gastos apenas 30 minutos, no ônibus expresso. Por esses testes, calcula-se que o passageiro que vier do Terminal de Santa Cruz em um ônibus expresso, parando em apenas quatro estações, vai levar cerca de 40 minutos para chegar ao Terminal Alvorada. Para otimizar esse tempo, os passageiros poderão escolher entre dois tipos de viagem: em ônibus expressos ou paradores. O primeiro vai parar apenas em quatro estações, no trecho entre Santa Cruz-Terminal Alvorada: Estrada da Matriz/Mato Alto, Glaucio Gil, Salvador Allende e Recreio Shopping, além do Terminal Alvorada e Terminal Santa Cruz.
fonte prefeitura

O projeto prevê a construção de 53 estações ao longo de 56 km de extensão para atender 220 mil passageiros/dia. Para a obra poder ser realizada, ocorrerá a demolição de dezenas de construções irregulares .

A via que começaria na altura do Barrashopping, agora começara na altura da estação Jardim Oceânico da Linha 4 do Metrô do Rio. passará pela Serra da Grota Funda (aonde se construirá o túnel de mesmo nome, devido ao fluxo de veículos que aumenta progressivamente), e depois a avenida chega ao bairro de Guaratiba, seguindo por mais 15 km aproximadamente, até terminar na confluência com a Estrada da Pedra, já quase chegando ao bairro de Santa Cruz. mas será prorrogada até Campo Grande.

Oito meses e 380 toneladas de dinamite depois, o bairro carioca do Recreio agora está mais próximo da região de Guaratiba, também na Zona Oeste da cidade, com o fim das escavações do Túnel da Grota Funda. Concluídas as explosões, já é possível percorrer os 1.100 metros das duas galerias sob o Maciço da Pedra Branca.


Estação do BRT

brt-estação

Vista da nova estação do Magarça terá 75m de extensão, e ligará a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz, na zona oeste. Com capacidade para até três mil passageiros por hora, está localizada no final da Avenida das Américas com a Estrada do Magarça, em Guaratiba, e contará com dez catracas normais e duas para cadeirantes. A estação foi projetada para favorecer a ventilação natural, com uma cobertura longa e captadores eólicos, que estarão sempre virados para o sudoeste e farão uma ventilação forçada dentro da própria estação .


TRANSOLIMPICA TRANSCARIOCA

Partindo da Barra da Tijuca, do cruzamento das avenidas das Américas e Salvador Allende, a Transolímpica passará pela Taquara, Curicica, Sulacap e Magalhães Bastos, até chegar a Deodoro, onde desembocará na Avenida Brasil, perto da Vila Militar.

A construção da via também será responsável por promover a inserção da região de Deodoro e Magalhães Bastos como novo polo de crescimento residencial e econômico da cidade.

Noticias

O prefeito Eduardo Paes inaugurou no, dia 30/4/2011, a primeira obra da Transoeste: o viaduto Capitão de Mar e Guerra Orlando Raso, na Avenida das Américas, no cruzamento com a Avenida Salvador Allende, no Recreio dos Bandeirantes. Essa é uma das mais importantes intervenções da construção do corredor expresso, com BRTs (Bus Rapid Transit), que ligará a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz. O novo viaduto tem cerca de 250 metros em cada sentido e foi construído em nove meses. Outra etapa da obra inclui ainda um outro viaduto (sobre o canal das Taxas) e o túnel da Grota Funda.

Transoeste mais informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>