Todos os Santos



todos-os-santos-bairro1

O bairro de Todos os Santos é um pequeno bairro de classe média da Zona Norte do Rio , pertencente à área do Grande Méier. É dividido pela Supervia, porém sua estação ferroviária não existe mais. Fica entre os bairros do Méier, Cachambi e Engenho de Dentro.

A divisão do bairro pela Supervia, é um problema sério é a pouca disponibilidade de acessos de um lado para o outro lado do bairro. As opções são duas: ou pelo Viaduto Manuel José de Paiva,(conhecido como viaduto de Todos os Santos) , ou pelo Viaduto do Méier, já no bairro vizinho. Nos anos 60, houve a desativação da estação do bairro, mas até os anos 80, existia uma passagem subterrânea, que fornecia esse acesso e não houve uma outra opção de passagem entre as outras já existentes. Existe um projeto de integrar os lados do Méier e Todos os Santos, deslocando a linha férrea para o subterrâneo.

todos-os-santos-bairro11

O bairro basicamente é residencial. O comércio é voltado basicamente para a população local, mas com a proximidade com a Linha Amarela, o Norte Shopping, o Wal Mart, o Sam’s Club e o Leroy situados em seu lado oposto na Avenida Dom Helder Câmara, no Cachambi, fez do bairro um local atrativo para empreendimentos imobiliários a partir dos anos 90.

Atualmente vários projetos residencias estão em execução na região.O crescimento do bairro durante essa década, deve-se também as expansões realizadas no Norte Shopping, assim como a alta dos preços dos imóveis no Méier, o bairro mais valorizado da região, além da ausência de grandes comunidades em seu território.

todos-os-santos-bairro3

O bairro conta com a proximidade com o Estádio do Engenhão, localizado no bairro do Engenho de Dentro ao lado. Apesar de Todos os Santos não ter centros comerciais ou de lazer, por estar muito próximo de outros bairros . Também não pode ser esquecido o comércio forte do bairro do Meier em ambos os lados da linha ferrea, da região da Dias da Cruz, o Hospital Pasteur que tem um heliponto .

Muitas pessoas nem sabem os limites do bairro e geralmente falam que moram no Meier.

Limites do Bairro de Todos os Santos

Delimitação do bairro Todos os Santos, código 064, segundo o decreto nº 5.280 de 23 de agosto de 1985.17

“Do entroncamento da Rua Curupaiti com a Rua Magalhães Couto, seguindo por esta (excluída) até a Rua Santos Titara; por esta (incluída) até a Rua Paulo Silva Araújo; por esta (incluída) até a Rua Almirante Calheiros da Graça; por esta (incluída); Rua Silva Rabelo (incluída, incluindo a Rua Juruviara) até a Rua Medina; por esta (excluída, excluindo a Travessa Borges) e por seu prolongamento, atravessando a Avenida Amaro Cavalcanti, até o Ramal Principal da RFFSA; pelo leito deste, até a Rua Getúlio; por esta (incluída); Rua Cirne Maia (excluída) até o entroncamento da Rua Honório com a Rua José Bonifácio; por esta (incluída) até a Avenida Suburbana; por esta (incluído apenas o lado ímpar) até a Rua Piauí; por esta (incluída) até o Ramal Principal da RFFSA; pelo leito deste até a Rua Curupaiti; por esta (excluída) ao ponto de partida.”

Mapa de Todos os Santos


Exibir mapa ampliado
 

Mais fotos do bairro
todos-os-santos-bairro10
todos os santos
todos-os-santos-bairro6



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>