Segurança presente completa 2 anos



As Operações Segurança Presente completam 2 anos e terão prazo renovado por mais 1 ano. Neste período de atuação, mais de 2,9 mil pessoas foram presas em flagrante e 290 foragidos da Justiça foram capturados. Também foram realizadas pelas assistentes sociais das operações mais de 900 ações de acolhimento.

Idealizadas para reforçar o policiamento no Méier, Lagoa Rodrigo de Freitas e Aterro do Flamengo, as operações conseguiram reduzir consideravelmente os índices criminais, promoveram o reordenamento urbano – em parceria com os órgãos da Prefeitura –, e garantiram o direito de ir e vir aos moradores e frequentadores dessas três regiões da cidade do Rio de Janeiro.

Segundo uma  pesquisa de satisfação popular, feita no ano passado pela página facebook.com/SegurancaPresente, mostrou que 92,5% dos internautas consideram “ótimas” as Operações Segurança Presente e pedem a ampliação para outros bairros.

As ações contam com a participação de policiais militares da ativa (que atuam na folga), da reserva e egressos das Forças Armadas.

O staff conta com cerca de 300 agentes atuam no policiamento das três áreas beneficiadas pelas ações, diariamente, das 6h às 22h. A Operação Segurança Presente é uma parceria inédita entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Sistema Fecomércio RJ.

Em todas as três áreas contempladas, o patrulhamento é feito a pé, de bicicleta e de moto, sempre em trios, que filmam todas as abordagens para garantir transparência e dar legitimidade às operações. As equipes também são monitoradas por GPS. As ações contam ainda com o apoio da Guarda Municipal, da Secretaria de Ordem Pública, da Comlurb e superintendências regionais.

Social

As operações também têm o trabalho social como foco. Todas contam com assistentes sociais de plantão, que fazem o encaminhamento para o acolhimento de moradores de rua e, ainda, cuidam de pessoas perdidas e sem documentações, por exemplo. Desde o início das Operações Segurança Presente, 904 ações de acolhimento foram realizadas.

Gov- RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>