Sala Cecília Meireles



sala-cecilia-meireles-400

 Um dos mais modernos palcos de música do país, a Sala Cecília Meireles, na Lapa, foi reinaugurada 11/12/2014, com seu espaço transformado em um dos mais modernos palcos de música do país . 
O imovel é tombado pelo Inepac, o prédio histórico do fim do século XIX teve toda sua estrutura reforçada e ganhou uma grande janela de vidro na fachada frontal, ampliando a luminosidade. A parte acústica também foi modernizada, assim como a iluminação cênica. Para melhorar a acessibilidade, o espaço recebeu elevadores e rampas para pessoas com deficiência, e ainda conta com uma plataforma especial que eleva o cadeirante até o nível da plateia. Os banheiros, que antes ficavam no subsolo, agora estão localizados no nível térreo, e um café ficará à disposição do público no segundo andar. A nova Sala Cecília Meireles tem capacidade para receber 680 pessoas.

– Embora a parte acústica já fosse boa, foram corrigidos alguns parâmetros para melhorar ainda mais o projeto. A grande  novidade foi a janela de vidro colocada na fachada promove uma interação com a rua, permitindo que o público veja o interior do espaço. Com esta  reforma certamente vai ajudar a revitalizar a Lapa e impulsionar o cenário musical do Rio de Janeiro com grandes espetáculos.

Outras modificações foi no  antigo auditório anexo à Sala que foi reformado e se transformou no Espaço Guiomar Novaes, que tem característica multiuso. O local não tem palco ou assentos fixos e poderá ser ajustado de acordo com a demanda do espetáculo, tendo capacidade para receber recitais, projeções de filmes, gravações ou ensaios. Além disso, a Sala Cecília Meireles e o Espaço Guiomar Novaes podem receber eventos ao mesmo tempo.

Programação

Uma das novidades é que a Sala oferecerá programação musical durante todo o ano. O local será palco de espetáculos para diversos tipos de público, incluindo séries voltadas para orquestras, música e óperas de câmara, além de jazz. O Espaço Guiomar Novaes abrigará séries dedicadas a chorinho, música experimental, MPB, canto e poesia.

 Um pouco da sua História

A construção de seu prédio  foi erguido no final do século XIX, tendo funcionado originalmente como um hotel, com o nome de Grande Hotel da Lapa. Seus hospedes geralmente eram importantes fazendeiros e políticos da  antiga República .

Em 1948 foi reformado, e sua ativida foi modificada sendo transformando em um cinema, com o nome de Cine Colonial. Vinte anos depois foi novamente transformado em um espaço para a música erudita  e como base a música de câmara sendo denominada   Sala Cecília Meireles.

Localização da Sala Cecília Meireles

 

 

A Sala Cecília Meireles localiza-se no Largo da Lapa nº 47,

Lapa, Rio de Janeiro, Brasil

 

Foto: Carlos Magno

 



One thought on “Sala Cecília Meireles

  1. Bom Dia,

    que artigo maravilhoso!

    Eu sei o quão legal é ter um blog!

    Tenho escrito sobre Gmail Entrar no site Revista Ícone

    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>