Recreio dos Bandeirantes um bairro jovem do Rio



RECREIO DOS BANDEIRANTES

 Recreio dos Bandeirantes falar da região atualmente é um bairro nobre de classe média alta da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. É um dos bairros mais jovens da cidade, Possui uma área territorial de 30.655 km² e uma população de 82.240 habitantes divididos em 38.705 domicílios.

Antigamente ir a praia do Recreio dos Bandeirantes era uma aventura, atualmente é sonho de morar bem principalmente dos moradores da zona norte, apesar dos problemas viarios, trânsito e segurança a qualidade de vida é muito boa.

recreio-acesso pela praia

Mas a qualidade de vida é compensada pela região com muitas opções de lazer, compras com shopping, bancos , super mercados e comercio em geral.

O bairro faz divisa a leste com Barra da Tijuca, a norte com Camorim, Vargem Pequena e Vargem Grande, a oeste com GrumariBarra de Guaratiba,  e Guaratiba, e a sul com o oceano.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO RECREIO DOS BANDEIRANTES

Em 1953 com o lançamento do Projeto de Urbanização do Recreio dos Bandeirantes (PA 6028), de autoria do engenheiro e urbanista José Otacílio Saboya Ribeiro, num projeto urbano que prevê a integração ambiental e comunitária,conciliando a topografia local a um traçado reticular segmentado com diversas praças e parques de floresta nativa e livre.

A Companhia Recreio dos Bandeirantes em 1958 foi responsável pela implementação do projeto e venda dos lotes recém-desmembrados que compunham a chamada Gleba B, onde muitos acreditavam na expansão da cidade em direção ao Sudoeste, pressionando pela urbanização da área e sua venda aberta à sociedade.

Por muito tempo a praia do recreio era um ponto de turismo afastado com praias com matas e vegetação nativa onde tinha apenas um bar e restaurante perto da pedra e ponto final de linha de ônibus.

A região do Recreio é formado por quatro praias: Macumba, Pontal, Recreio e Reserva. O bairro possui praias limpas e bonitas. Sendo a praia do Recreio a mais cobiçada pelas construtoras para a construção de novos projetos imobiliários, além de ter shopping, supermercados e tudo que um grande bairro tem.

O Recreio também tem favelas principalmente a do Terreirão, a maior favela do bairro, e a Favela do Canal do Cortado, no interior do Recreio. Os principais problemas são a construção irregular, invasão e desmatamento de áreas protegidas.

recreio dos bandeirantes -praia da macumba

 

 

Mapa do bairro do Recreio dos Bandeirantes
 


Exibir mapa ampliado
FOTOS DO BAIRRO DO RECREIO DOS BANDEIRANTES
recreio dos bandeirantes -av.americas
Av. das Americas
recreio dos bandeirantes -praia via
Av. Sernambetiba
recreio dos bandeirantes -macumba acesso
Acesso a Praia da Macumba
Praia do Recreio com vista para praia da Macumba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>