Porto do Rio



                                 Operação urbana Porto Maravilha 

   Porto do Rio

  O porto da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Seu pier compreende as orlas marítimas do Centro e dos bairros da Gamboa, Saúde, Santo Cristo e Caju. Estabeleceu-se numa enseada da costa ocidental da baía de Guanabara .

Administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), conta com 6.740 metros de cais contínuo e um píer de 883 metros de perímetro, que compõem os seguintes trechos:

  Cais Mauá (35.000 m² de pátios descobertos), Cais da Gamboa (60.000 m² de área coberta em 18 armazéns e pátios com áreas descobertas de aproximadamente 16.000 m²), Cais de São Cristóvão (12.100 m² em dois armazéns cobertos e uma área de pátios com 23.000 m²), Cais do Caju e Terminal de Manguinhos.

  Existem ainda dez armazéns externos, totalizando 65.367 m², e oito pátios cobertos (11.027 m²), com capacidade de estocagem para 13.100 toneladas, além de outros terminais de uso privativo na Ilha do Governador (exclusivo de Shell e Esso), na baía de Guanabara (Refinaria de Manguinhos) e nas ilhas d’Água e Redonda (Petrobras).

   Revitalização da Área do Porto do Rio de Janeiro

  O Projeto de revitalização do área do porto é uma operação urbana consorciada, nos termos do Estatuto das Cidades  e envolve um conjunto de ações urbanísticas e financeiras que visam promover a requalificação urbana e o desenvolvimento social, ambiental e econômico da região portuária.

   Praça Mauá é fechada para obras do Túnel do Binário

A Prefeitura do Rio iniciou as obras do Túnel do Binário, o segundo dos três túneis que preparam a região portuária para demolição de um trecho do Elevado da Perimetral (entre a Candelária e a Rodoviária).

A intervenção dá continuidade à construção da Avenida do Binário (sobre a antiga Via Trilhos), via paralela à Avenida Rodrigues Alves que ligará a Avenida Francisco Bicalho à Rua 1º de Março e será responsável pela distribuição do tráfego a partir de 2013.

No dia 21 de setembro, foram iniciadas as obras do Túnel da Saúde, no Morro da Saúde. Em novembro, terá início a abertura de um terceiro túnel (Túnel da Via Expressa), que será a nova Avenida Rodrigues Alves, responsável por absorver o movimento da Perimetral.

  TRANSOESTE  TRANSOLIMPICA  TRANSCARIOCA

Revitalização da área do Porto do Rio de Janeiro

    • CIDADE OLIMPICA
      Informações , projetos e obras do municipio do Rio de Janeiro para as olimpiadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>