Pedra do Telégrafo dicas e como chegar



pedra da bigorna

Pedra da Bigorna

Pedra do Telégrafo dicas e como chegar, fica localizado no Parque Estadual da Pedra Branca,  a 354 metros de altitude no topo do Morro de Guaratiba . O passeio começa , pegando a estrada que se chama Roberto Burle Marx que nos leva até Praia Grande na Barra de Guaratiba ou seja é seguir a estrada até o final que chega lá, onde tem comércio, ponto final dos ônibus, barracas de comida , alguns lugares para estacionar o carro que são poucas vagas de onde se pega o Caminho dos Pescadores em frente a praia tem uma escadaria com uma imagem de santo.

De lá, é preciso subir os degraus que leva à Capela de Nossa Senhora das Dores, até  à Rua Parlon Siqueira, a ladeira é forte que conduz ao inicio propriamente da trilha. Há outro caminho, que começa perto da antiga ponte que leva à Restinga da Marambaia, onde tem um ponto de mototaxi que levam os passageiros até  o inicio da trilha para quem pagar.

Um pouco de História sobre a Pedra do Telégrafo

pedra-telegrafo-pico-355

Acesso a pedra do telegráfo


A Pedra do Telégrafo é o cume de nossa aventura no Morro de Guaratiba, êste local já abrigou instalações militares durante a Segunda Guerra Mundial para observação de submarinos alemães que estivessem circulando naquelas águas, para prevenção de possíveis ataques  às embarcações brasileiras. Aí surgiu o seu nome , na trilha até o cume encontramos vários mirantes naturais com paisagens de tirar o folego.

A visão do local é maravilhosa onde se vê a Restinga da Marambaia, as praias de Grumari, Recreio, Barra da Tijuca e lá no fundo a Pedra da Gávea.

O point do momento é uma  outra pedra localizada mais abaixo da pedra do telégrafo chamada de Pedra da Bigorna no sentido das praias em direção a Grumari  com uma ponta tipo uma bigorna mesmo onde eu considero que tirar uma foto nela é o prêmio pela caminhada.

pedra-da-bigorna

Fila de espera para foto na pedra da Bigorna

Nesta pedra as fotos tiradas tem como pano de fundo o mar, ilhas, praias e encostas naturais  e devido a sua posição dá a sensação de você ter escalado mesmo uma pedra num abismo muito alto e verdadeiro.

Mas a condição e como tirar essas fotos não vou contar vou deixar para que a magia do lugar contamine a todos a visitar o local como aconteceu comigo.

A trilha da Pedra do Telegráfo

A trilha possui dificuldade média, a maior parte em trilha aberta, mas com muitos trechos íngremes envolvendo inicialmente escadarias por um acesso e rampas bem inclinadas por outro antes da trilhas em mata com pedras no caminho entra arvores e arbustos nativos, tem alguma partes planas que dá para fazer uma pausa.

Existe uma sinalização razoável com placas de madeiras e em alguns lugares marcação em pedras mas atenção com as bifurcações a distância é de aprox de 2.5 km até o cume.É uma trilha , que pode ser feita entre 40 e 50 minutos.

Dicas 

O que carregar?

– Mochila, roupa leve,  calçado de caminhada já usado , saco plástico , bone, repelente e protetor solar.
– Lanche leve tipo sanduiche natural, barras de cereais, frutas , chocolates, biscoitos, sucos e Água bastante água tipo garrafa grande 1,5 l.    
– Acessórios, não esquecer maquina fotografica ou celular para as fotos.                                        
– Trazer de volta o seu lixo a natureza agradece.

Quando ir ?

  – Se for no fim de semana ou feriado prepare-se porque vai encontrar muita gente, e filas enormes para tirar as fotos.  

  – Se for de carro são poucas vagas chegue bem cedo, nos fins de semana alguns moradores alugam vagas em suas casas para os visitantes.

 MAPA DA PEDRA DO TELÉGRAFO

Fotos da Pedra do Telégrafo

Pedra da bigorna vista Grumari

Pedra da Bigorna

Pedra da bigorna visão

Pedra da Bigorna visão global

Restinga de Maranbaia

Vista da Restinga de Marambaia

pedra-telegrafo-bigorna -galera

Pedra da Bigorna – galera

Tagged with 

2 thoughts on “Pedra do Telégrafo dicas e como chegar

  1. Valeu pelas dicas consegui chegar lá numa boa.

  2. Laercio Santos says:

    Agora sim, consegui a exata localização da Pedra do Telegrafo:
    -23,068178 -043,558046 315m
    Grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>