Parque da Catacumba



parque-da-catacumba-3-250Um pouco de história,  início do século XX, o local  era conhecido como Chácara da Catacumba, pertencia à Baronesa da Lagoa Rodrigo de Freitas que teria deixado em testamento suas terras para seus ex-escravos, que passaram a ocupar o espaço após sua morte.

Na década de 30 surgiram os primeiros barracos e em 1942, com a chegada dos migrantes nordestinos, virou uma grande favela. Em 1964, Carlos Lacerda iniciou um processo de desmanche de algumas favelas levando as familias para os famosos conjuntos habitacionais em lugares mais distantes.

Mas 1970, a região era uma favela com gente humilde que abastecia com mão de obra a zona sul da cidade . Quando o então governador Negrão de Lima fez a remoção da favela e houve um periodo de reflorestamento da área por vários anos e depois  foi construido o parque natural municipal da Catacumba , hoje é uma unidade de conservação ambiental. Com uma bela vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas, o parque oferece trilhas para caminhada na natureza . 

parque-da-catacumba-2-250O Parque municipal  da Catacumba é resultado da execução de  projetos , sendo um na parte baixa e  encosta , e outra parte de arquitetura e paisagismo criando um espaço agradável, formado por caminhos, praças e jardins, com muitas árvores, e esculturas de artistas . Além é claro da maravilhosa vista Lagoa Rodrigo de Freitas no alto do mirante.

No parque encontramos uma grande diversidade paisagistica ao longo seus caminhos e locais onde algumas pessoas param para fazer aquel lanche e curtir a natureza.

As atrações principais são a trilha rumo ao mirante na parte de cima, curtindo a paisagem e a vegetação e na parte baixa curtir as esculturas e atividades.

O parque fica situado na Lagoa Rodrigo de Freitas, sito a   Av. Epitacio Pessoa, número 3000, Rio de Janeiro, antes da Curva do Calombo, em frente ao Posto no canteiro central famoso com uma cobertura em forma de estrela . Não tem estacionamento, a melhor opção é usar o estacionamento na margem da lagoa.

 Mapa do Parque da Catacumba

Cep do Parque da Catacumba

22471-001

 



Tagged with 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>