Novo Elevado do Joá



viaduto-joa-770

A Prefeitura entregou aos cariocas, na manhã deste sábado (28/05/16), um dos principais legados de mobilidade dentro do escopo de obras que preparam a cidade para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Inaugurado a três meses do início das Olimpíadas, o Novo elevado do Joá tem 5km de extensão e garantirá o aumento da capacidade viária entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca em 30%, podendo ser utilizado também em reversível nos horários de pico do tráfego.

Com investimentos de R$457,9 milhões, a estrutura conta com duas faixas e dois túneis paralelos ao já existente, no sentido São Conrado-Barra. As pistas em operação, no viaduto inferior, permanecem no sentido Barra-São Conrado. O viaduto superior, que tem circulação em direção à Barra da Tijuca, passará a operar em mão dupla somente para automóveis. A faixa reversível será desativada.

As intervenções providenciaram a construção do novo Elevado Presidente Itamar Franco, com 1,1 km – cinco metros mais alto que o atual, para permitir que os motoristas continuem tendo a oportunidade de apreciar a vista para o mar; e abriram dois novos túneis, com 650 metros de extensão no total: Túnel Engenheiro Paulo Cezar Marcellino Figueire, com 220m, e Túnel Engenheiro Luiz Jacques de Moraes, com 430m. O escopo incluiu ainda a implantação da nova Ponte da Joatinga, com 520 metros, e remodelou as faixas de acesso aos viadutos na altura de São Conrado, reorganizando o trânsito local.

Uma ciclovia de 3,1 km foi construída sobre o elevado existente e será inaugurada após a rechecagem e inspeção dos técnicos da Coppe/UFRJ e INPH, cuja perícia independente foi contratada pela Prefeitura do Rio em abril deste ano. A faixa exclusiva para bicicletas vai contribuir para a ampliação da malha cicloviária da cidade, integrando as ciclovias existentes em São Conrado, na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes.





A nova pista do Novo elevado do Joá e o tabuleiro inferior terão velocidade máxima de 80 km/h. Já o tabuleiro superior terá velocidade de 50 km/h. As vias contarão com fiscalização eletrônica. Com a nova configuração do Joá, espera-se uma redução de até 60% no tempo de viagem no sentido Barra no período da manhã. Já no período da tarde, a redução poderá chegar a 20%, em média, no trecho do Joá. No sentido contrário, o tempo de viagem será reduzido em 10%. Pelas pistas em operação do Joá, trafegam 85 mil veículos por dia. Por conta da redução de 85% do volume de tráfego durante a madrugada, a pista em mão dupla do tablado superior será fechada toda noite, das 23h30 às 4h30, exceto quando houver manutenção em outras pistas.

Caso haja necessidade de fechamento da variante  inferior ou da pista nova do Joá para serviços de manutenção ou conservação, a pista  superior funcionará em mão única, substituindo a pista que está fechada. Nesse caso, será permitida a circulação de ônibus, caminhões e motos.

Para os Jogos Olímpicos, no período de 31 de julho a 22 de agosto, haverá duas Faixas Olímpicas dedicadas (exclusivas) no Joá: uma faixa na nova pista sentido Barra e uma faixa no sentido São Conrado, no tablado inferior. As Faixas Olímpicas serão implementadas durante o evento para garantir o tempo de deslocamento da família olímpica aos locais de competição.

Os fechamentos de pista, quando necessários, serão comunicados com antecedência. Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) informarão o regime de operação das pistas do Elevado do Joá. No tablado superior, dispositivos luminosos (que indicam a liberação de pista) também servirão de reforço na comunicação aos usuários sobre a operação.





Com a nova pista, o monitoramento na via será intensificado. Equipes da CET-RIO estarão prontas para atuar em caso de ocorrências, por meio de rondas permanentes com motos, pick-ups e reboques, além de câmeras instaladas ao longo da via ligadas Centro de Operações Rio.

Prefeitura – RJ

Tagged with 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>