Museus



Museu da Imagem e do SomEntrada franca.

Primeiro museu audiovisual do país, o MIS reúne precioso acervo com partituras, vídeos, filmes, fotos, gravuras de Franz Post, caricaturas de José Cândido, desenhos de Francisco de Paula, serigrafias de Scliar, Cildo Meireles e Aluísio Cravão, além de instrumentos musicais, rádios e vitrolas.
Coleção Augusto Malta – O Rio do século XX com seu Carnaval, tipos humanos, grandes mudanças arquitetônicas e urbanísticas entre 1903 e 1936. Coleção Almirante- partituras, fotos e roteiros de programas de rádio. Coleção Elizeth Cardoso – partituras, fotos, roteiros de programas de rádio, troféus, placas medalhas e indumentárias.da grande intérprete da música popular brasileira. Coleção Jacob do Bandolim – partituras, discos, fotos, fitas de áudio, livros, catálogos, revistas, recortes e documentação textual.do maior intérprete do chorinho. Coleção Nara Leão – formada por fotografias, troféus, medalhas, cartazes e documentos pessoais da cantora. Coleção Irmãs Batista- troféus, discos, fotografias e álbuns com recortes da trajetória artística das cantoras irmãs Linda e Dicinha. Coleção Salvyano Cavalcanti – livros e revistas sobre cinema além de fotografias. Coleção Rádio Nacional – discos, roteiros de programas, orquestrações de Radamés Gnatali e Guerra Peixe. Coleção Nelson Motta – fotografias de personalidades nacionais e internacionais do cinema, teatro, televisão e da música popular brasileira dos anos 60 e 80.

Endereço: Praça Rui Barbosa, 1 – Praça Quinze de Novembro – Centro
Tel.: (21) 2507-6210 / 2224-8461
Email: mis@mis.rj.gov.br
Website: http://www.mis.rj.gov.br
Horário: Seg-Sex, 10-17h


Museu da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro

Inaugurado em 1942, reúne objetos de valor material e histórico do século XIX, doados pela nobreza brasileira. Constam do seu acervo paramentos, documentos, alfaias e quadros, bem como móveis usados anteriormente na celebração das missas e cerimônias religiosas.

Endereço: Praça N. S. da Glória, 135 – Glória
Tel.: (21) 2557-4600
Email: irmandade@outeirodagloria.org.br
Website: http://www.outeirodagloria.org.br
Horário: Ter-Sex, 9-12h e 13-17h – Sáb-Dom, 9-12h

Museu de Arte do Rio – MAR

No aniversário da Cidade Maravilhosa, nesta sexta-feira (01/03), quem ganhou o presente foi a população do Rio de Janeiro, com a inauguração do Museu de Arte do Rio, o MAR, na Praça Mauá. Com a presença da presidenta Dilma Roussef, que passou o dia na cidade que completa hoje 448 anos .

Saiba mais …


Museu da Imprensa Brasileira

O museu, o único especializado em história da imprensa do Brasil, ocupa uma área de 600 m2 na sede da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Seu acervo constitui-se de publicações que registram momentos importantes da história, como o exemplar do jornal O Fluminense de 16 de maio de 1888, declarando a abolição da escravatura, a edição especial da Folha de São Paulo noticiando a morte de Santos Dumont e, ainda, a comemoração dos 100 anos da Proclamação da República, no Jornal do Brasil. Uma das principais atrações é a réplica da prensa utilizada por Gutemberg para imprimir pela primeira vez um livro através de tipos móveis: A Bíblia de Gutemberg, conhecida como o marco inicial da imprensa escrita. Através da exposição permanente “O Brasil na Era da Imprensa”, o visitante pode ver alguns livros, álbuns, exemplares raros de jornais do país, antigas máquinas de escrever e de impressão e composers eletrônicos.
Visitas agendadas para grupos. Entrada Franca.

Endereço: Rua Marquês de Olinda, 29 – Centro
Tel.: (21) 2620-1122
Horário: Seg-Sex, 10-17h


Museu da Justiça

O museu organiza e promove mostras permanentes e temporárias de documentos e peças que divulga a atuação do Poder Judiciário na História do Brasil desde os tempos coloniais. Uma visita ao museu inclui: o Plenário da Corte de Apelação do Antigo Distrito Federal, o Salão é preservado em seu estilo com o mobiliário original; Sala de Câmara Isolada – onde é mantida uma sala de sessão com aspecto do funcionamento das antigas Câmaras Cíveis e criminais; Salão dos Espelhos, reservado para exposições temporárias.
Entrada franca.

Endereço: Rua Dom Manuel, 29/3º – Centro
Tel.: (21) 2588-3765
Fax: (21) 2588-3766
Email: museudajustica@tj.rj.gov.br
Website: http://www.tj.rj.gov.br
Horário: Seg-Sex, 11-17h


Museu da Limpeza Urbana

O prédio é um raro exemplar da arquitetura do século XIX, tombado pelo IPHAN em 1938 e restaurado pela COMLURB em 1996 para abrigar o Museu da Limpeza Urbana. Além de contar parte da história desta cidade – como se desenvolveu e resolveu seus problemas, dando condições de vida a seus habitantes – promove atividades com visitas guiadas e recreação e, também, seminários, exposições temporárias, apresentações culturais e oficinas de reciclagem.
Entrada franca.

Endereço: Rua Praia do Caju, 385 – Caju – Casa de Banho de D. João VI
Tel. e Fax: (21) 3890-6027
Horário: Ter-Dom, 10-17h


Museu da República

O Palácio do Catete, sede da Presidência da República no período de 1897 a 1960 e palco da atuação de dezoito presidentes, presenciou alguns dos mais importantes acontecimentos da vida política nacional, como a declaração da participação do Brasil nas 1ª e 2ª Guerras Mundiais e o suicídio do Presidente Getúlio Vargas em 1954. Transformado em museu a partir da mudança da capital em 1960 para Brasília e fechado para restauração no período de 1983 a 1989, o Museu da República foi devolvido à população com um amplo projeto cultural que alia exposições, música, teatro, cinema, vídeo, lojas, restaurantes e livraria. Em 1993 passou a ostentar o título de ser o primeiro museu da América Latina informatizado, com quiosques de multimídia e um equipado centro de referência, colocando à disposição da população os seus 20.000 livros, 7.000 peças e 80.000 documentos, testemunhos da história de nosso país.
Visitas agendadas para grupos escolares.
Entrada franca às quartas-feiras.

Exposições Permanentes:

  • A VENTURA REPUBLICANA
    A história da República é contada a partir de movimentos históricos, manifestações culturais e cultos religiosos. Mostra composta de mais de mil peças do acervo do Museu, além de fotos, vídeos, luz e som, com curadoria de Gisela Magalhães e Joel Rufino dos Santos.
  • EU, GETÚLIO
    A mostra, de caráter multimídia e com curadoria dos artistas Cafi, Marcelo Dantas e Rico Lins, se debruça sobre o acervo pessoal do presidente Getúlio Vargas – documentos, livros, objetos pessoais e de campanha -, doado pela sua neta Celina Vargas do Amaral Peixoto. Dividida em quatro segmentos, a mostra Eu, Getúlio traça um perfil do estadista, relacionando-o com os acontecimentos marcantes da história recente.
  • SALA DA CRONOLOGIA
    Exposição de apoio às escolas apresentando os fatos mais importantes acontecidos nos últimos 110 anos da história brasileira, com algumas incursões pela história mundial. Complemento: vídeo “Nós, Brasil “, de Leticia Muhana e Beth Rito, patrocinado pela Ipiranga.
  • ELETRIZE-SE!
    Vídeo-instalação de Marcello Dantas no prédio do antigo gerador de eletricidade do Palácio.

Endereço: Rua do Catete, 153 – Catete
Tel.: (21) 2558-6350
Fax: (21) 2285-0795
Website: http://www.museudarepublica.org.br
Horário: Ter-Sex, 12-17h – Sáb-Dom-Feriados, 14-18h

 


Museu da Vida

Museu científico interativo que discute os temas ligados à vida, observando-a com o concurso de várias disciplinas (matemática, física, biologia, química, história, ecologia, etc) de modo a expor os testemunhos da ciência sobre a evolução do Universo e da Vida e as realizações do homem para compreendê-la. O museu tem vários espaços interligados pelo Trenzinho da ciência: Ciência em Cena (peças de teatro, oficinas de vídeo e laboratório de percepção); Biodescoberta (microscópios, planisfério e multimídia) e Parque da Ciência (13 brinquedos interativos ao ar livre). Também podem ser visitados o patrimônio arquitetônico, artístico e cultural da Fiocruz que possui coleções científicas, acervo histórico da ciência com realizações em Manguinhos desde a época de Oswaldo Cruz, o próprio castelo mourisco que pode ser visitado com acompanhamento de guia e a área verde.
Entrada franca. Visitas orientadas com marcação prévia por telefone, exceto aos sábados e domingos.

Endereço: Av. Brasil, 4.365 – Casa de Oswaldo Cruz – FIOCRUZ – Manguinhos
Tel. e Fax: (21) 2598-4221
Email: museudavida@coc.fiocruz.br
Website: http://www.museudavida.fiocruz.br
Horário: Ter-Sex, 9-17h – Sáb-Dom, 10-16h


Museu de Arte Contemporânea

Projetado por Oscar Niemeyer, o museu reúne expressiva coleção de arte contemporânea brasileira. Numa área de 200m2 com varanda periférica, descortinam-se o recôncavo de Niterói, o Pão de Açúcar, a Pedra da Gávea, o Penhasco do Corcovado e a baía de Guanabara.
Visitas guiadas com um mês de antecedência.

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Boa Viagem – Niterói
Tel.: (21) 2620-2481 / (21) 2620-2400
Email: macniteroi@macniteroi.com
Website: http://www.macnit.com.br
Horário: Ter-Dom, 11-18h


Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM

Criada em 1948, a instituição ocupou as dependências do Banco Boavista, na Candelária, sendo transferida em 1952 para os pilotis do atual Palácio Gustavo Capanema, então Ministério da Educação e Cultura. Nesta segunda sede abrigou a primeira grande exposição do MAM, com obras premiadas na 1ª Bienal de São Paulo, em 1951, ao lado de trabalhos de diversos artistas brasileiros. Em 1958, com a transferência definitiva para o Aterro do Flamengo iniciou-se sua trajetória de incentivo à produção artística moderna. Esta construção representa um marco da arquitetura, resultado dos traços do arquiteto Affonso Eduardo Reidy e projeto paisagístico de Roberto Burle Marx. Desde agosto de 1990, quando retornou às suas atividades normais, após o incêndio ocorrido em 1978, o Museu vem realizando grandes exposições nacionais e internacionais. Atualmente, com cerca de 11.000 obras, seu acervo reúne esculturas e pinturas de artistas de renome internacional além de brasileiros como Bruno Giorgi, Maria Martins, Di Cavalcanti e, ainda, representantes do neoconcretismo como Lygia Clark, Helio Oiticica, Franz Weissmann, Amílcar de Castro e Wyllis de Castro.
Os horários podem sofrer modificações de acordo com as exposições em cartaz. A bilheteria fecha 30 minutos antes do término do horário de visitação.

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque Brigadeiro Eduardo Gomes – Centro
Tel.: (21) 2240-4944
Fax: (21) 2240-4899
Website: http://www.mamrio.org.br
Horário: Ter-Sex, 12-18h – Sáb-Dom-Feriados, 12-19h


Museu de Astronomia e Ciências Afins – MCP

É um dos institutos de pesquisa pertencentes ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Foi aberto para as atividades junto ao público em 1985 e desde então, tem produzido trabalhos em História da Ciência, em geral, do Brasil, em particular, em Divulgação da Ciência e em Museologia. Suas coleções são formadas basicamente por instrumentos científicos que pertenceram ao Observatório Nacional (ON/CNPq). Desde 1992 apresenta sua exposição permanente Quatro Cantos de Origem, na qual quatro aspectos da ciência moderna são abordados: A Origem do Universo; A Origem da Matéria; A Origem da Vida e a Origem da Informação. O projeto do Museu pretende mostrar como uma sociedade tecnologicamente avançada desenvolveu os conceitos de espaço e de tempo e, dessa forma, enfatizar a importância dos instrumentos científicos. Pode-se fazer a observação do céu, numa cúpula através de luneta equatorial (Heyde de 21 cms) construída na década de 30 de 1800, às quartas, sábados e domingos.
Visitas guiadas: Departamento de Educação.

Endereço: Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão
Tel.: (21) 2580-7010 / (21) 2580-1383
Email: mast@mast.com.br
Website: http://www.mast.com.br
Horário: Ter-Sex, 10-17h – Sáb-Dom, 16-20h


Museu de Ciências da Terra DNPM

Museu de Ciências da Terra DNPM
Iniciado em 1907, o acervo de minerais, rochas, minérios, meteoritos e fósseis oferece ao visitante uma rara oportunidade de apreciar tanto as belas formas naturais de cristais como as informações científicas sobre os mais diversos materiais geológicos nacionais e estrangeiros. Nas vitrines dos meteoritos -rochas vindas do espaço – o visitante pode observar as formas, cores e estruturas de materiais comprovadamente extraterrestres. O acervo em exposição conta hoje com cerca de 7.000 amostras geológicas, além de acervo bibliográfico.
As visitas são guiadas, sendo necessário agendamento para o caso de grupos escolares.
A entrada é gratuita.
Endereço: Av. Pasteur, 404 – Urca
Tel.: (21) 2295-7596  (21) 2295-7596   2295-4896
Email: mcter.dnpm@dnpm.gov.br
Website: ——–
Horário: Ter-Dom, 10-16h


Museu de Farmácia da Santa Casa de Misericórdia

Peças e móveis de uso farmacêutico e coleções de vidros pintados manualmente e gravados a ouro.
Entrada Franca.

Endereço: Rua Santa Luzia, 206 – Centro
Tel.: (21) 2297-6611
Horário: Seg-Sex, 8-12h e 13-17h


Museu de Folclore Edison Carneiro

Instalado em dois casarões do final do século XIX, cujo conjunto arquitetônico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, o Museu de Folclore Edison Carneiro foi criado em 1968, embora seu acervo venha sendo constituído desde a década de 1950, pela Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro. Sua exposição permanente, remontada em 1994, reúne cerca de 1.400 objetos que contam uma das muitas histórias possíveis sobre o homem brasileiro, organizada em cinco unidades temáticas: Vida, Técnica, Religião, Festa e Arte.

Endereço: Rua do Catete, 181 – Catete
Tel.: (21) 2285-0441
Fax: (21) 2205-0090
Horário: Ter-Sex , 11 -18h – Sáb, Dom e feriados, 15 -18h


Museu de Imagens do Inconsciente

O museu criado em 1952 pela doutora Nise da Silveira, reúne trabalhos de terapia ocupacional produzidos pelos internos do Centro Psiquiátrico Pedro II. Diretamente vinculado aos ateliers de pintura e modelagem da instituição, o museu recebe, a cada dia, novos documentos plásticos que formam um acervo estimado em 250 mil obras. As imagens do inconsciente, não são apenas decifráveis terapeuticamente, são verdadeiras obras de arte com harmonia, sedução, dramaticidade e beleza. Entrada franca. Visitas com marcação prévia.

Endereço: Rua Ramiro Magalhães, 521 – Engenho de Dentro
Tel.: (21) 3111-7464
Tel. e Fax: (21) 3111-7465
Horário: Seg-Sex, 9-16h


Museu de Odontologia Professor Salles Cunha

Equipamentos, livros e produtos da história de odontologia brasileira e mundial.

Endereço: Rua Barão de Sertório, 85 – Rio Comprido
Tel.: (21) 2504-0002
Fax: (21) 2504-3859
Horário: Seg-Sex, 14-16h


Museu de Tecnologia Educacional – Instituto de Pesquisas em Educação e Eventos Educacionais

A organização tem como objetivo o desenvolvimento da qualidade da educação. É vinculada com unidades educacionais e empresariais, organismos públicos e sociais e agentes propulsores da sociedade. Suas atividades estão concentradas nas áreas de pesquisas, desenvolvimento de recursos humanos, consultoria, publicações técnicas e informações educacionais.

Endereço: Av. Presidente Vargas, 418/21º – Centro
Tel.: 2253-3179
Fax: 2296-9460
Email: ipae@ipae.com.br
Website: http://www.ipae.com.br
Horário: Seg-Sex, 9-17h


Museu do Banco do Brasil

O Museu ocupa três salas do 4º andar do CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, local onde funcionou até 1960, a Presidência do Banco. As peças em exposição são provenientes do acervo do CCBB Rio, da Biblioteca e do Arquivo Histórico. No material selecionado estão móveis, telas, cofres, vasos, lustres e luminárias, tinteiro, relógio, equipamentos, fotografias e peças da coleção numismática do Banco do Brasil.

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66/4º – Centro
Tel.: 3808-2020
Horário: Ter-Dom, 10-21h


Museu do Bonde

Mostra fotográfica sobre a história do bonde no Rio de Janeiro, desde sua implantação até a extinção nos anos 60. Exposição de equipamentos, relógios registradores de passagens, uniformes de motorneiros e condutores, modelos, em escala, de bondes de passageiros e de serviços e o carro de um bonde, datado de 1907.

Endereço: Rua Carlos Brant, 14 – Santa Teresa
Tel.: (21) 2242-2354
Tel. e Fax: (21) 2222-1003
Horário: Diariamente, 9-16:30h


Museu do Índio

A construção de 1880, exemplo arquitetônico das residências do início da urbanização do bairro de Botafogo, é sede de um dos mais importantes acervos de povos indígenas da América Latina. Órgão científico-cultural da Fundação Nacional do Índio, o museu abriga 14 mil objetos, 500 mil documentos textuais, 16 mil obras nacionais e estrangeiras sobre etnologia indígena e áreas afins compõem o acervo da Biblioteca Marechal Rondon, uma das mais especializadas no tema, além de 50 mil imagens, entre fotos, filmes, vídeos e 200 registros sonoros. O jardim do museu abriga 4 ambientações em tamanho natural construídas pelos próprios índios. Os Guarani Mbyá da aldeia Sapukay, em Bracuí, Angra dos Reis construíram uma Casa de Reza, Opy. Os Kuikuro, do parque Indígena do Xingu (MT), fizeram a instalação dos troncos do Kuarup e também de sua casa tradicional, a Uné. A mais recente ambientação, realizada em 2002, foi a Jurá, casa Wajãpi. Ela foi construída como peça da exposição Tempo e Espaço na Amazônia: os Wajãpi. Cada uma das peças é vista como um recurso museográfico da alto envolvimento com o público e grande poder de comunicação. Elas acolhem o visitante transmitindo-lhe diferentes sentimentos e sensações.
Visitas orientadas para grupos, marcação prévia nos ramais 238, 239.

Endereço: Rua das Palmeiras, 55 – Botafogo
Tel.: (21) 2286-8899
Fax: (21) 2286-0845
Email: atividades@museudoindio.org.br
Website: http://www.museudoindio.org.br
Horário: Ter-Sex, 10-17h – Sáb-Dom, 13-17h


Museu do Primeiro Reinado

Casa da Marquesa de Santos. Projetado por Pierre Joseph Pézerat em estilo neoclássico, o Solar foi construído a mando do Imperador D. Pedro I para seu grande amor Domitila de Castro Canto e Melo – a Marquesa de Santos – que lá residiu de 1826 a 1829. O principal acervo da casa é o próprio prédio e seu interior, com pinturas murais de Francisco Pedro do Amaral e os baixos-relevos internos e externos de Marc e Zeppherine Ferrez. A história do 1º Reinado (1822-1831) é revelada através de documentos.
Entrada franca. Visitas orientadas para escolas e grupos com marcação prévia.

Endereço: Av. Pedro II, 293 – São Cristóvão
Tel.: (21) 2589-9627
Website: http://www.funarj.rj.gov.br
Horário: Ter-Sex, 11-17h


Museu do Rádio Roberto Marinho

Exposição de peças sobre a época dourada do Rádio brasileiro.

Endereço: Rua da Constituição, 78 – Centro
Tel.: 2232-6172
Horário: Seg-Sex, 13h – 17, exceto feriados


Museu do Trem

No acervo estão a “Baronesa”, a primeira locomotiva do país, o carro imperial usado por Dom Pedro II, o vagão presidencial usado por Getúlio Vargas.
Entrada Franca.

Endereço: Rua Arquias Cordeiro, 1.046 – Engenho de Dentro
Tel.: (21) 2269-5545
Email: museu@rffsa.gov.br
Horário: Ter-Sex, 10-12h, 13:30-16h – Sáb, 13-17h


Fundação Eva Klabin Rapaport

A antiga residência de Eva Klabin Rapaport abriga a coleção de obras de arte por ela reunida ao longo de sessenta anos. Esse acervo, bastante diversificado, é constituído por 1.100 peças procedentes de quatro continentes. Nos vários ambientes da casa-museu podem ser apreciadas peças de antigüidade egípcia, grega e chinesa, além de pinturas, esculturas, prataria, mobiliário e tapetes.
Visitas marcadas previamente por telefone.

Endereço: Av. Epitácio Pessoa, 2.480 – Lagoa
Tel. e Fax: (21) 2523-3471
Email: hcarvalho@evaklabin.org.br
Horário: Qua-Dom, 13-17h


Museu Amsterdam Sauer de Pedras Preciosas

São mais de 3000 peças entre pedras preciosas e mineirais que compõem um dos mais significaticos acervos do gênero. Pode-se, ainda, ver réplicas de duas minas em tamanho natural.
Entrada Franca.

Endereço: Rua Garcia D’Ávila, 105 – Ipanema
Tel.: (21) 2512-1132
Website: http://www.amsterdamsauer.com
Horário: Seg-Sex, 9:30-18h – Sáb, 10-15h


Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do Rio de Janeiro

O Museu possui um arquivo precioso com mais de 4.000 peças registradas, tais como: escultura, pintura, mobiliário, prataria, porcelana, medalhística, condecorações, joalheria, objetos devocionais, coleção João Paulo II, etc. De grande valor histórico/religioso, este acervo, composto de peças dos períodos colonial, imperial e republicano, reflete a atuação da Igreja no Brasil, bem como a manifestação de fé de um povo através da arte.

Endereço: Av. República do Chile, 245 – Centro
Tel.: (21) 2240-2669
Horário: Qua, Sáb e Dom, 10-16h Ter, Qui e Sex, visitas orientadas com marcação prévia.


Museu Carmen Miranda

Peças de vestuário, adereços, audiovisuais da famosa cantora dos anos 40. Visitas orientadas com marcação prévia. Entrada Franca.

Endereço: Parque Brigadeiro Eduardo Gomes (em frente ao nº 560 da Av. Rui Barbosa) – Flamengo
Tel.: (21) 2551-2597
Horário: Ter-Sex, 10-17h – Sáb-Dom, 12-17h


Museu Casa de Benjamin Constant

Uma casa de chácara onde viveu Benjamin Constant Botelho de Magalhães, como professor da Escola Militar da Corte, foi um dos disseminadores do positivismo no Brasil e sua participação no movimento republicano teve o apoio desses alunos, a oficialidade jovem do Exército. No governo provisório do Marechal Deodoro da Fonseca foi Ministro da Guerra e da Instrução Pública Correios e Telégrafos, ou seja nosso primeiro Ministro da Educação. Foi professor de matemática e dirigiu o Instituto dos Meninos Cegos, hoje Benjamin Constant. A área arborizada de 10.651 m2, que circunda o museu é ideal para o lazer e está aberta ao público diariamente das 8 às 18h.
Visitas orientadas com marcação prévia. Entrada Franca aos Sábados.

Endereço: Rua Monte Alegre, 255 – Santa Teresa
Tel.: (21) 2509-1248 / (21) 2242-0062
Horário: Qui-Dom, 13-17h


Museu Casa de Rui Barbosa

Rui Barbosa nasceu em 5 de novembro de 1849, em Salvador, Bahia. Tendo realizado os estudos em Recife e São Paulo, cedo ingressou na vida pública como deputado provincial e geral. Jurisconsulto, jornalista, político e diplomata, participou ativamente de movimentos decisivos na dinâmica da História do Brasil. A mansão onde está instalado o Museu serviu de residência a Rui Barbosa durante os últimos 28 anos de sua vida. Sua construção data de 1849 e representa um importante documento arquitetônico carioca do século XIX, de influência neoclássica. Constituem o acervo do Museu, 1.400 peças de mobiliário, objetos decorativos e de uso pessoal, quadros e viaturas, destacando-se um automóvel Benz de 1913 além de preciosa biblioteca. O parque, de cerca de 9.000m², é uma das poucas áreas verdes abertas ao público no bairro de Botafogo. Com atividades recreativas atrai o público infanto-juvenil e, também, as pessoas da terceira idade.
Entrada Franca.

Endereço: Rua São Clemente, 134 – Botafogo
Tel.: (21) 2537-0036
Fax: (21) 2537-1114
Email: fcrb@casaruibarbosa.gov.br
Website: http://www.casaruibarbosa.gov.br
Horário: Ter-Sex, 9-18h – Sáb-Dom e feriados, 14-17h


Museu Casa do Pontal – Arte Popular Brasileira

O museu apresenta uma das mais lindas e abrangentes visões da cultura brasileira. A coleção, fruto de quarenta anos de pesquisa do designer francês Jacques van de Beuque, tem 5.000 obras de mais de 200 artistas de todo país. O museu situa-se em um aprazível sítio num dos mais belos recantos da cidade, há apenas 45 minutos de Copacabana, entre o mar e a reserva ecológica da serra de Grumari.
Visitas guiadas com marcação prévia.

Endereço: Estrada do Pontal, 3.295 – Recreio dos Bandeirantes
Tel.: (21) 2490-4013
Tel. e Fax: (21) 2490-3278
Email: pontal@openlink.com.br
Horário: Ter-Dom, 9:30-17h


Museu da Fazenda Federal

O museu reúne peças e documentos que divulgam a história econômica-financeira do País, a história do Palácio da Fazenda e seus Ministros.
Visitas guiadas para grupos com marcação prévia. Entrada franca.

Endereço: Av. Presidente Antônio Carlos, 375/A/1003 – Castelo
Tel.: (21) 3805-2003 / (21) 3805-2004
Email: museurj@fazenda.gov.br
Website: http://www.fazenda.gov.br
Horário: Seg-Sex, 9-17h


Museu dos Teatros do Rio de Janeiro

Numa área de aproximadamente 200m2 está reunido o acervo composto de 36.000 peças e documentos relativos a história das artes cênicas. Na pinacoteca, destacam-se os estudos de Eliseu Visconti para as pinturas da sala de espetáculos do Theatro Municipal; no mobiliário estão incluídas cadeiras do Teatro Lírico, principal casa de espetáculos do Segundo Reinado; o setor fotográfico possui cerca de 5.000 fotos de artistas e espetáculos; nos impressos são encontrados livros raros, alguns do século XVII, além da coleção de programas do Theatro Municipal; entre os manuscritos estão as partituras da ópera Jupira, de Francisco Braga; e, na parte de indumentária, trajes preciosos como os usados por Dulcina e Odilon em O Imperador Galante.

Endereço: Rua São João Batista, 105 – Botafogo
Tel. e Fax: (21) 2286-3234
Horário: Seg-Sex, 10-17h


Museu e Workshop Tour H. Stern

Exposição permanente do acervo, incluindo raras pedras preciosas em estado bruto, a maior coleção de turmalinas lapidadas do mundo e jóias premiadas em vários concursos internacionais.
Entrada Franca.

Endereço: Rua Garcia D’Ávila, 113 – Ipanema
Tel.: (21) 2259-7442
Email: tmk@hstern.com.br
Website: http://www.hstern.com.br
Horário: Seg-Sex, 8:30-18:30h – Sáb, 8:30-14h


Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro

O prédio onde se encontra instalado o Museu foi erguido no século XIX e fazia parte da denominada chácara do Morro Queimado, transformada em fazenda de café, de propriedade do Marquês de São Vicente. Em 1887 foi adquirida pelo Conde de Santa Marinha que lhe deu as feições atuais. O Museu descreve a cidade do Rio de Janeiro desde sua fundação em 1565, até meados do século XX, destacando as principais transformações urbanísticas ocorridas em seu centro histórico. Com cerca de 17.000 peças, o acervo caracteriza-se como um importante núcleo iconográfico sobre a cidade, composto por artistas como Taunay, GrandJean de Montigny, Glaziou, Visconti, Bertichen, Stallone, além de mobiliário e fotografias.

Endereço: Estrada de Santa Marinha, s/nº – Parque da Cidade – Gávea
Tel.: (21) 2512-2353
Fax: (21) 2294-5990
Email: mcrj@pcrj.rj.gov.br
Website: http://www.rio.rj.gov.br/cultura
Horário: Ter-Dom, 11-17h

 


Museu Histórico e Diplomático

Raro exemplar de arquitetura neoclássica, o Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores de 1899 a 1970, foi construído sob projeto de José Maria Jacinto Rebelo e concluído em 1854 como residência. Em 1889 a casa foi vendida ao Governo Republicano e ocupado pela Presidência até 1897. Seu acervo comporta móveis, tapetes, porcelanas, estatuetas, pinturas. O Arquivo Histórico tem cerca de seis milhões de documentos que remontam a 1808. A Mapoteca reúne 31.800 peças entre mapas, cartas, atlas e globos. A Biblioteca compreende cerca de 160 mil volumes e folhetos, além de uma coleção de periódicos com mais de 1.500 títulos.
Visitas monitoradas com duração de 45 minutos. Entrada franca.

Endereço: Av. Marechal Floriano, 196 – Centro
Tel.: (21) 2253-7691
Fax: (21) 2263-3053
Horário: Seg, Qua, Sex, 14h, 15h, 16h (Visitas guiadas)


Museu Histórico Nacional

O Museu Histórico Nacional, criado em 1922, é um dos mais importantes museus do Brasil, reunindo um acervo de mais de 287.000 itens, entre os quais a maior coleção de numismática da América Latina. O conjunto arquitetônico que abriga o Museu desenvolveu-se a partir do Forte de Santiago, na Ponta do Calabouço, um dos pontos estratégicos para a defesa da cidade do Rio de Janeiro.
Entrada Franca aos domingos.

Atividades Permanentes:

  • Colonização e Dependência
    A trajetória do país através dos processos econômicos que o Brasil sofreu desde os tempos da Colônia.
  • Memória do Estado Imperial
    Revela os símbolos do poder do Estado Imperial no Brasil.
  • Expansão, Ordem e Defesa
    Aborda a formação da sociedade brasileira e os movimentos de expansão, e defesa do território nacional.
  • No tempo das Carruagens
    Coches, traquitanas e outros veículos do passado.
  • Farmácia Homeopática Teixeira Novaes
    Reconstituição minuciosa da farmácia fundada em 1847, na Rua Gonçalves Dias, Rio de Janeiro, e fechada em 1983.
  • Hall dos Arcazes Idéias e Imagens do Divino
  • Pátio dos Canhões
    Abriga a maior coleção de canhões do período colonial, legenda em Braile.
  • Automóvel Protos
    Em exposição permanente (a partir do Pátio Minerva, ao lado do Auditório), desde novembro de 1996, o automóvel PROTOS,de 1908, que pertenceu ao Barão do Rio Branco. De origem alemã, a marca PROTOS foi famosa no início deste século, graças à sua participação na lendária corrida New York-Paris.
  • Escultura Equestre de D. Pedro II
    Graças ao trabalho da equipe do Laboratório de Conservação e Restauração do Museu e ao apoio financeiro da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional, foi concluída em 1999 a restauração da monumental escultura eqüestre de D. Pedro II, de autoria do escultor Francisco Manoel Chaves Pinheiro. Moldada em gesso em 1866, para comemorar a rendição de Uruguaiana em 18 de setembro de 1865, durante a Guerra do Paraguai, a escultura nunca chegou a ser fundida em bronze.
  • Coleção Rodolfo Bernardelli
    A coleção reune 60 peças, entre bustos, moldes e modelos, de Rodolfo Bernardelli (1852-1931), talvez o mais consagrado escultor formado pela Academia Imperial de Belas Artes.
  • Coleção “Armaria”
    Esta coleção é uma das mais completas e orgânicas do Museu Histórico Nacional. Com cerca de 2.000 exemplares, vem sendo paulatinamente completada. São peças de fabricação nacional e estrangeira, algumas das quais de extrema raridade.
    Classificados de “caça e guerra” os objetos foram usados para caça, tiro ao alvo, guerra e proteção pessoal.
  • As Moedas Contam a História
    No âmbito das comemorações dos 80 anos do Museu Histórico Nacional, estará aberta ao público a partir de dezembro de 2002 a exposição permanente “As Moedas Contam a História”, englobando desde os primeiros sistemas de troca utilizados pela humanidade até a implantação da moeda unificada – o Euro – para facilitar as transações comerciais entre os diversos países que integram a União Européia no século XXI.
  • Acervo de Numismática
    A coleção de numismática do Museu Histórico Nacional é a maior do gênero existente na América Latina e uma das mais importantes do mundo.
  • Centro de Referência Luso-Brasileira
    Tem como um dos objetivos divulgar a cultura lusófona entre os usuários do Museu.

Endereço: Praça Marechal Âncora, s/nº – Centro
Tel.: (21) 2550-9255 / (21) 2550-9220
Fax: (21) 2220-6290
Website: http://www.museuhistoriconacional.com.br
Horário: Ter-Sex, 10-17:30h – Sáb, Dom e feriados, 14-18h


Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil – MIAN

O adjetivo naïf é o mais empregado para o gênero de pintura chamado também de ingênua e às vezes primitiva. O Brasil é um dos grandes centros de arte naïf. O museu está situado em belo casarão do século XIX, a 30 metros da estação do trenzinho do Corcovado e dispõe do maior e o mais completo acervo do mundo no gênero: 6.000 obras de artistas de todos os estados do Brasil e de pintores de mais de 130 países, desde o século XV até os dias de hoje. O MIAN é uma realização da Fundação Lucien Finkelstein e abriga sua coleção particular.Saiba mais …


Visitas guiadas e preços especiais para grupos.

Endereço: Rua Cosme Velho, 561 – Cosme Velho
Tel.: (21) 2205-8612
Email: mian@museunaif.com.br
Website: http://www.museunaif.com.br
Horário: terça a sexta, de 10h às 18 e sábados, de 12h às 18h, com agendamento prévio


Museu Judaico

Visitas guiadas. Entrada franca.
O museu fundado em 1977 tem como objetivo cultivar, preservar e dinamizar a cultura e a memória das tradições judaicas. O visitante terá acesso à exposições relativas à arte, cultura e história dos judeus. Arquivo de memória dos imigrantes judeus do Rio de Janeiro com documentos e fotografias, videoteca, livros e depoimentos.

Endereço: Rua México, 90/1º – Centro
Tel.: (21) 2524-6451
Fax: (21) 2240-1598
Email: museujudaico@uol.com.br
Website: http://www.museujudaico.org.br
Horário: Seg-Qui, 10-16h – Sex, 10-14h


Museu Nacional

O palácio que abriga o Museu Nacional desde 1892, foi doado ao príncipe-regente Dom João VI pelo comerciante português Elias Antônio Lopes, em 1818. Depois da queda do Império, foi quartel, escola e sede da primeira assembléia constituinte republicana. Hoje exibe esqueletos de animais pré-históricos, cerâmicas etruscas, ataúdes egípcios, múmias, armas e objetos indígenas de todo o mundo, minerais e animais taxidermizados. Parte dessa coleção, pertenceu a Dom Pedro II, que era botânico, e à imperatriz Teresa Cristina, arqueóloga. O museu dispõe ainda de um horto de 40mil m2 e uma biblioteca de ciências naturais e antropológicas com 442 mil volumes.

Endereço: Quinta da Boa Vista, s/nº – São Cristóvão
Tel.: (21) 2568-8262 / (21) 2254-4320 / (21) 2568-1314
Email: museu@acad.ufrj.br
Website: http://www.acd.ufrj.br/museu
Horário: Ter-Dom, 10-16h


Museu Nacional de Belas Artes

O Museu Nacional de Belas Artes está instalado, desde sua criação em 1937, no edíficio da antiga Escola Nacional de Belas Artes. O edifício de estilo neoclássico é uma das marcas da abertura da então Avenida Central, hoje Rio Branco. Suas galerias abrigam obras de arte brasileira do século XVII ao século XX e obras de autores estrangeiros entre pinturas, esculturas e desenhos. O museu possui também coleção de arte popular que atesta diversos aspectos regionais do país, coleção de imagens, coleção de medalhas, arte africana, mobiliário, além de salas para exposições temporárias. A biblioteca possui cerca de 15 mil publicações, incluindo obras nacionais e estrangeiras e está aberta de segunda a sexta, das 10 às 17h, com acesso gratuito.
Entrada franca aos domingos.

Endereço: Av. Rio Branco, 199 – Centro
Tel.: (21) 2240-0068
Fax: (21) 2262-6067
Email: adm@mnba.gov.br
Horário: Ter-Sex, 10-18h – Sáb-Dom, 14-18h


Museu Sítio Arqueológico Casa dos Pilões

O museu está instalado na primeira fábrica de pólvora do Brasil, datada de 1808. O visitante recebe informações através de gravações em português e inglês e pode ver o funcionamento da fábrica em maquete motorizada.

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1.008 – Jardim Botânico
Tel.: (21) 2294-9349
Email: cvis@jbrj.gov.br
Website: http://www.jbrj.gov.br
Horário: Seg-Dom, 8-17h


Museu Universitário Gama Filho

Com um perfil de Instituição Memória seu acervo está relacionado à história da Educação no Brasil reunindo documentos e fotografias.
Entrada Franca.

Endereço: Rua Manuel Vitorino, 625 – Piedade
Tel.: (21) 2599-7117
Fax: (21) 2599-7190
Email: museugf@ugf.br
Website: http://www.ugf.br
Horário: Seg-Sex, 9-17h


Museu Villa-Lobos

Discos, programas de concertos nacionais e internacionais, partituras relativas ao compositor e maestro Heitor Villa-Lobos.
Entrada Franca.

Endereço: Rua Sorocaba, 200 – Botafogo
Tel.: (21) 2266-3845
Fax: (21) 2266-3894
Email: mvillalobos@ax.ibase.org.br
Website: http://www.ibase.org.br
Horário: Seg-Sex, 10-17:30h


IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

MUSEU DO AÇUDE

Estrada do Açude, 764 – Alto da Boa Vista
Tels.: 2492-2119, 2492-5219
acude@museuscastromaya.com.br
Horário: Qui-Dom, 11-17h.
Entrada Franca às quintas-feiras.
Localizado em área de 150.000m2 de Mata Atlântica, cortada por 7,5 Km de trilhas sinalizadas e belos jardins ornamentados com louça do Porto. Instalações permanentes de artistas brasileiros contemporâneos como Iole de Freitas, Anna Maria Maiolino, Helio Oiticica, Nuno Ramos, Lygia Pape e José Resende encontram-se também no parque do Museu. Sua sede abriga importante coleção de azulejaria portuguesa dos séculos XVII a XIX, móveis coloniais brasileiros e uma das mais significativas coleções de arte oriental em instituição pública no Brasil, com exemplares de escultura chinesa, indiana, porcelanas chinesas e serviços de jantar da Companhia das índias.


MUSEU CHÁCARA DO CÉU

Rua Murtinho Nobre, 93 – Santa Teresa
Tels.:2507-1932
Tel & fax: 2224-8981
chacara@museuscastromaya.com.br
Diariamente, exceto Ter, 12-17h.

Antiga casa do colecionador Castro Maya, reúne acervo de arte moderna (Portinari, Antônio Bandeira, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Guignard, Picasso, Matisse, Salvador Dali) mobiliários e objetos decorativos, além de coleção de Brasiliana, com mapas dos séculos XVII e XVIII, com pinturas, aquarelas, gravuras e álbuns de viajantes sobre o Brasil do século XIX (Debret, Rugendas, Taunay, etc). Projetada pelo arquiteto moderno Wladimir Alves de Souza, a casa oferece vista panorâmica da baía de Guanabara e do Centro do Rio.
Website: http://www.museuscastromaya.com.br


MUSEU DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA (FEB)

Armas, equipamentos, condecorações, fotos e documentos históricos sobre a Campanha da Itália, na Segunda Guerra Mundial.
Entrada franca.

Endereço: Rua das Marrecas, 35 – Lapa
Tel.: 2262-3609
Horário: Seg-Sex, 12-16h


MUSEU AEROESPECIAL

Coleção de documentos, armas e aeronaves históricas, como réplicas do 14 Bis e do Demoiselle de Santos Dumont. Atividades de aeromodelismo são realizadas todos os finais de semanas. Visitas guiadas marcadas com 72 horas de antecedência. Entrada franca.

Endereço: Av. Marechal Fontenelle, 2000 – Campo dos Afonsos
Tel.: 3357-5212 / (21) 3357-5213
Fax: (21) 3357-5214
Website: http://www.musal.aer.mil.br
Horário: Ter-Sex, 9-15h – Sáb-Dom e feriados, 9:30-16h


MUSEU CARTOGRÁFICO DO SERVIÇO GEOGRÁFICO DO EXÉRCITO

Acesso pela rua do Acre.
Visitas agendadas.
O museu ocupa duas salas de um prédio histórico que abrigou de 1702 a 1905 a residência do bispo do Rio de Janeiro recebendo o nome de Palácio Episcopal da Conceição e adquirido da Mitra pelo Ministério da Guerra em 1923. Lá estão à mostra, mapas, fotografias e instrumentos utilizados em levantamentos topográficos tais como: bússolas, lunetas, teodolitos que compõem a evolução da cartografia no Brasil. Por ser o berço da cartografia, o exército possui documentos históricos do maior interesse com destaque para um raríssimo mapa do Brasil do século XVIII. São apenas dois exemplares no mundo, esse e outro que se encontra guardado no Torre do Tombo de Lisboa, Portugal. Outro ponto de visita é a Biblioteca instalada no local da antiga capela do Palácio Episcopal.
Entrada Franca.

Endereço: Rua Major Daemon, 81 – Morro da Conceição – Centro
Tel.: 2223-2177
Horário: Seg-Qui, 13-17:30h, Sex, 7-12h


MUSEU DA II GUERRA MUNDIAL

Entrada Franca.
Monumento Nacional aos Mortos na II Guerra Mundial
Uniformes e armamento de origem brasileira, americana e alemã, medalhas, selos e documentos dos soltados que lutaram na II Guerra Mundial (1939-1945). Construído em 1960, o Monumento inclui, além do Museu, o Mausoléu com os restos mortais dos heróis dos campos de batalha italianos, túmulo o Soldado Desconhecido, lago e obras dos artistas Ceschiatti e Anísio Araújo de Medeiros.

Endereço: Parque Brigadeiro Eduardo Gomes – Aterro – Flamengo
Tel.: 2240-1283
Horário: Ter-Dom, 10-16h


MUSEU DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

Visitas Guiadas, para grupos, com marcação prévia.
O Museu está localizado na Ilha das Cobras, nas antigas galerias subterrâneas que serviam de ligações entre as fortalezas construídas pelos portugueses a partir do século XVII. Faz parte do sítio histórico da Fortaleza de São José, onde desde 1809, instalou-se a Brigada Real da Marinha, origem do atual Corpo de Fuzileiros Navais. Seu acervo reúne peças de uniformes, pratarias, armamentos, medalhas, documentos e pinturas. Vale destacar, a espingarda de chumbeira de 1859, o original do regulamento para a Brigada Real da Marinha, documento impresso na Imprensa Régia em 1808, e a motocicleta Harley-Davidson, modelo 1953.

Endereço: Praça Barão de Ladário, s/nº – Ilha das Cobras – Centro
Tel.: 2291-4441
Fax: 3870-6628
Horário: Seg-Sex, 10-16h


MUSEU HISTÓRICO DO EXÉRCITO E FORTE DE COPACABANA

Visitas guiadas com marcação prévia através do telefone (Seg-Qui, 10 às 16h e Sex, 8:30 às 11:30h).
A exposição permanente “O Exército na Formação da Nacionalidade Brasileira no período da Colônia, do Império e da República” é explicada através de quiosques de multimídia em inglês e português.

Endereço: Av. Atlântica – Posto Seis – Copacabana
Tel.: 2521-1032
Horário: Ter-Dom, 10-16h


MUSEU MILITAR CONDE DE LINHARES

Durante a semana, visitas agendadas só para colégios. Seu acervo reúne documentos sobre a formação histórica do Exército brasileiro, ressaltando aspectos da II Guerra Mundial e sua participação em Missões de Paz da ONU em São Domingos, Suez e Angola. Exposição de blindados, canhões antigos, armamento leve e viaturas como o jipe utilizado por Mascarenhas de Morais, Comandante da FEB, e um Toyota com avarias sofridas numa emboscada em Angola.

Endereço: Av. Pedro II, 383 – São Cristóvão
Tel.: (21) 2589-9734 / (21) 2589-9581
Horário: Ter-Dom e feriados, 10-16h


MUSEU NAVAL

A Exposição “Evolução do Armamento Naval” mostra a história do armamento usado pela Marinha desde a era dos descobrimentos até o início do século XX. Ela é composta de 13 painéis fotográficos; abaixo do nível do chão fica um torpedo do século XIX e uma mina naval. São mostrados ainda três canhões do galeão “Santíssimo Sacramento” do século XVII, um fuzil Mauser do início do século XX e um chuço (arma de abordagem).
Entrada franca

Endereço: Rua Dom Manuel, 15 – Praça Quinze de Novembro
Tel.: 2533-7626
Horário: Ter-Sex, 12-16h


NAVIO MUSEU BAURU

Exposição permamente de armamento e instalações do contratorpedeiro que participou da II Guerra Mundial. Entrada Franca.

Endereço: Av. Alfredo Agache, s/nº – Cais do Espaço Cultural da Marinha – Centro
Tel.: 3870-6191
Horário: Ter-Dom, 12-17h


PANTEÃO DUQUE DE CAXIAS

A vida e os principais feitos do Duque de Caxias em uma exposição onde se encontram a coroa ducal, insígnias, sabre, as lápides dos túmulos do Duque e da Duquesa com os restos mortais do Patrono do Exército Brasileiro.

Endereço: Praça Duque de Caxias, 25 (em frente ao Palácio Duque de Caxias) – Centro
Horário: Seg-Qui, 10-16h – Sex, 10-12h


SUBMARINO-MUSEU RIACHUELO

Incorporado à Armada Brasileira em 27 de janeiro de 1977, é o sétimo navio da Marinha do Brasil a ter o nome de Riachuelo, em função da batalha naval de 11 de junho de 1865 entre a esquadra paraguaia e uma fração da esquadra brasileira, sob o comando do Almirante Barroso. Durante o período em que esteve no serviço ativo, o Submarino Riachuelo navegou um total de 181.924,88 milhas perfazendo 1.283,5 dias de mar e 17.699 horas e 41 minutos de imersão. O visitante, ao percorrer seus compartimentos e conhecer seu armamento e suas máquinas, terá uma noção do que é a vida a bordo.
Entrada Franca.

Endereço: Cais do Espaço Cultural da Marinha – Av. Alfredo Agache, s/no – Centro
Tel.: 3870-5325
Horário: Ter-Dom, 12-17h



HORÁRIOS DE VISITAÇÃO SUJEIROS A ALTERAÇÕES SEM AVISO PRÉVIO.

Fonte: RIOTUR

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>