Mitos sobre o Windsurf



 

1. “Windsurf é difícil de aprender”

Mito. É provavelmente a razão número um para você se sentir desencorajado pelo Windsurf. Talvez antes, nos anos 80 e 90 era por culpa das pranchas escorregadias e velas grandes e pesadas. No entanto, nos últimos 10 anos vieram grandes avanços em equipamentos, o que facilitou a aprendizagem. As prachas têm mais estabilidade, são mais curtas e menos espesso, tornando mais fácil para manter o equilíbrio e mantê-lo em linha reta. A superfície é coberta com borracha de EVA, que beneficia a aderência e nos salva de danos nas canelas. Velas, mastros e todos os componentes são feitos com materiais mais leves, tornando mais fácil para um iniciante curtir o Windsurf.

2. “Não há necessidade de fazer aulas, posso aprender com um amigo”
Mito. Windsurf é um esporte técnico, onde você tem que fazer várias ações ao mesmo tempo: manter o equilíbrio em cima da prancha, controlar a vela, estar ciente do vento não é tão difícil, mas muito necessário. Algumas dicas básicas, mesmo antes de entrar na água através de um simulador no chão, onde um instrutor pode treiná-lo para controlar as posições elementares. Ter um conhecimento superficial através de uma escola de Windsurf pode fazer uma grande diferença na sua curva de aprendizado e diversão geral do jogo um minuto.

3. “O Windsurf é caro”

Bem, o kit não custa mais do que custaria uma bicicleta profissional ou um material de golfe. O custo, para um iniciante, não deve ser algo para se preocupar. Você pode começar as aulas de Windsurf com material alugado. A vantagem é poder testar e se ajustar ao tamanho de vela que você lidar melhor. Alugar seu equipamento faz mais sentido para o progresso dos iniciantes. Te livra de comprar e ter que vender seu equipamento em pouco tempo, porque você vai precisar de um novo para o nível intermediário. Claro, se você alugar, a dica é procurar uma escola de qualidade, com equipamentos novos e de marcas respeitadas.

4. “O Windsurf não é legal”

Ok, durante os anos 90 windsurf não esteve tão em voga quanto o kitesurf. Agora, no entanto, fazem par, como o esqui e snowboard. Com a evolução dos materiais, a invenção do freestyle chegou chegando e os windsurfistas acrescentaram mais esta “modalidade” no esporte.

5. “O Windsurf é um esporte para pessoas idosas”

Este ponto está ligado ao mito anterior. Homens e mulheres de todas as idades vêm mostrando que o esporte é eclético e democrático.

6. “O Windsurf é somente para esportistas e jovens”

Com fotografias e vídeos incríveis de freestyle, pode parecer que o windsurf é apenas para jovens fibrados. A coisa é que windsurf não é um esporte radical. Você pode windsurf em qualquer nível. Há sempre algo novo para aprender. Você não vai ficar entediado!

7. “É muito caro e exige grande esforço físico para tirar a vela da água”

Um mito clássico de windsurf que não é verdade, contanto que você vai aprender a maneira correta. As únicas razões pelas quais esse mito surgiu porque as pessoas aprendem com seus amigos e têm um tipo muito grande vela. Uma dica para levantar a vela tem a ver com os músculos das pernas, não as costas, para fazer isso, você tem que agachar-se sobre a prancha, mantendo as costas retas.

8. “No Windsurf as manobras doem”

Em primeiro lugar você está indo para obter pouco mais do que alguns pequenos acertos. Você pode ver vídeos de pessoas saindo de uma onda e criando uma explosão de água. Bem, elas estão em um nível muito mais avançado. E, mesmo assim, só criam estas manobras porque eles têm a técnica adequada (e muitas horas de treino!).

9. “Você precisa ser um bom nadador”

Bem, isso depende de onde você vai praticar windsurf. Se você for para o mar, vai ser áspero e com ondas, ou águas profundas. Os lagos são melhores, mas também vai custar um grande esforço para voltar à prancha depois de cada queda. Além disso, os lagos são geralmente muito frios e têm muitas rajadas de vento. O melhor lugar para aprender é um mar calmo, com água rasa e algum vento. Caindo, você pode facilmente subir na prancha, porque você vai estar em pé na água.

10. “Melhor aprender com alguém”

É sempre bom para iniciar um jogo com alguém, mas realmente não é uma necessidade. Se seus amigos ou a família não quiserem se inscrever com você, uma Escola de Windsurf vai ter outras pessoas que também querem aprender. Uma ótima oportunidade para fazer novas amizades e incentivar uns aos outros para o progresso!

Como você pode ver, o Windsurf não é nada daquele esporte difícil que você pensava ser. Uma vez na água, e você não vai mais querer parar de aprender!

Crédito
Club dos ventos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>