Mangueira



mangueira

Mangueira é um bairro  em sua maior área constítuida por favela dai chamado de bairro favela é administrado pela Região VII, com a qual possui uma estação de trem. Seu grande atrativo é escola de samba Estação Primeira de Mangueira, além de ser uma região de passagem entre os bairros da região.
Fica localizado junto aos bairros de São Cristóvão , Benfica , Maracanã, Vila Isabel e São Francisco Xavier na Zona Norte do Rio .

O nome Mangueira seria uma referência a um antigo mangueiral que existia, no início do século XX, próximo à linha de trem da Central do Brasil na região, já que a região era uma das principais produtoras de mangas do Rio.

Localizado na zona central da cidade o Complexo da Mangueira é constituído pelo Morro da Mangueira (Chalé e Buraco Quente e Olaria), Morro dos Telégrafos (Vila esperança, Telégrafos e Três Tombos), Morro da Candelária (Pedra, Caboclo, Parque Candelária e Bartolomeu Gusmão) e uma área que está fora da AEIS – Área de Especial Interesse Social.

Mangueira um pouco de sua História

O inicio da favela surgiu a partir de alguns barracos nas terras do Visconde de Niterói. Desde 11 de maio de 1852, quando se inaugurou nas proximidades da Quinta da Boa Vista o primeiro telégrafo aéreo do Brasil, a elevação vizinha da Quinta era conhecida como Morro dos Telégrafos. Depois, foi instalada ali perto uma indústria com o nome de Fábrica de Fernandes Braga, que produzia chapéus e que, em pouco tempo, passou a ser conhecida como “fábrica das mangueiras”. Não demorou muito para que a Fábrica de Fernandes Braga mudasse para Fábrica de Chapéus Mangueira. O novo nome era tão forte que a Estrada de Ferro Central do Brasil batizou de Mangueira a estação de trem inaugurada em 1889. A elevação ao lado da linha férrea também começou a ser chamada de Mangueira, enquanto o antigo nome de Telégrafos permaneceu para identificar apenas uma parte do morro.

O Visconde de Niterói, que recebeu o morro de presente do Imperador D. Pedro II já era falecido quando os primeiros moradores instalaram os seus barracões, e outros, mais espertos, construíam moradias para alugar.

Atrações

– Escola de samba da Mangueira

– Vila Olimpica da mangueira

 

Tagged with 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>