Leblon



  • O bairro do Leblon fica situado na zona sul do Rio de janeiro banhado pelo mar, junto ao bairro de Ipanema é o bairro mais elegante do Rio com a beleza de suas ruas, praças e sua maravilhosa praia.
  • Localizado entre a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Oceano Atlântico e a encosta do Morro Dois Irmãos o bairro faz divisa com a Gávea, Lagoa, Ipanema e Vidigal. Seus habitantes pertencem na sua maioria nas classes média-alta e alta, incluindo alguns dos nomes da elite cultural, econômica e política carioca.No entanto, há também moradores de classe média, especialmente aqueles que vivem no bairro há muitos anos, além da comunidade da Cruzada São Sebastião.
  • Algumas das ruas mais tradicionais são a Avenida Delfim Moreira, Avenida Ataulfo de Paiva, Rua Rainha Guilhermina, Avenida Bartolomeu Mitre e Avenida Afrânio de Mello Franco. Além é claro da sede do Flamengo Futebol clube.
  • O dia do Leblon é comemorado em 26 de julho, pois nessa data do ano de 1919 foi definida a configuração atual da maior parte de suas ruas.
  • Um pouco de história do bairro do Leblon
  • Até as últimas décadas do século XIX era um território arenoso ocupado por algumas  chácaras. O francês conhecido por Charles Le Blond, possuidor de uma empresa de pesca, tinha ali uma dessas chácaras desde 1836, razão pela qual a região ficou sendo conhecida por Le Blon, denominação informal que acabou fixada ao bairro.Sua ocupação foi semelhante à de Ipanema, tendo se desenvolvido como continuação da Gávea, com o retalhamento da antiga Fazenda da Lagoa, só vindo a ser incorporado após a segunda década do século XX[1]. Desde a década de 1980, moradores do Leblon se mudam para a Barra da Tijuca. Contudo, por fatores diversos, e principalmente pelo intenso trânsito em direção à Barra, alguns voltam ao bairro, mas devido à grande valorização do Leblon decorrente da escassez de novos lançamentos no bairro, encontram mais dificuldade para comprar um imóvel da mesma qualidade do que tinham antes.

  • Geografia

Região Administrativa: VI – Lagoa

  • Embora muitas pessoas não percebam, o Leblon e parte da Lagoa estão “tecnicamente” localizados numa ilha delimitada pelos canais do Jardim de Alah e da Avenida Visconde de Albuquerque, pela Lagoa Rodrigo de Freitas e pelo Oceano Atlântico.
  • População: 46.680 hab. (IBGE, Censo ano 2000)
  • Densidade: N/D (IBGE, Censo ano 2000)
  • Renda Média Per Capita: R$54.211,59 (IBGE, Censo ano 2000)
  • Shopping Leblon
  • Jardim de Alah terá seus dois acessos no Leblon – um na Avenida Borges de Medeiros, em frente ao Shopping Leblon, ao lado do canal, e outro na esquina das avenidas Ataulfo de Paiva e Afrânio de Melo Franco.
  • Transporte e Vias do Bairro do Leblon

  • O metro no Jardim de Alah terá seus dois acessos no Leblon – um na Avenida Borges de Medeiros, em frente ao Shopping Leblon, ao lado do canal, e outro na esquina das avenidas Ataulfo de Paiva e Afrânio de Melo Franco.
  • Estação  Antero de Quental – que ficará na praça de mesmo nome, no Leblon – terá acessos na Rua Bartolomeu Mitre e na Rua General Urquiza.
  • As ruas e avenidas do bairro mais conhecidas são:Avenida Delfim Moreira – percorre a Praia do Leblon e leva à Avenida Niemeyer, ao chegar à Ipanema, cruzando o Canal do Jardim de Alah, passa a se chamar Avenida Vieira Souto Avenida Bartolomeu Mitre – perpendicular à praia, leva à Rua Mário Ribeiro e à Rua Jardim Botânico Avenida Afrânio de Mello Franco – perpendicular à praia, liga a Praia do Leblon à Lagoa Rodrigo de Freitas Avenida Visconde de Albuquerque – se inicia na intersecção das Avenidas Delfim Moreira e Niemeyer e vai até a Avenida Bartolomeu Mitre Avenida Ataulfo de Paiva e Avenida General San Martin – paralelas à praia, têm sentidos opostos e levam ao bairro de Ipanema Avenida Borges de Medeiros – se inicia na praia e percorre a orla do Canal do Jardim de Alah e a Lagoa Rodrigo de Freitas pelo lado oeste Avenida Niemeyer – Liga o Leblon a São Conrado.

Fotos do Bairro do Leblon




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>