Bairro do Jardim Botânico



Bairro do Jardim Botânico

 A história do Jardim Botânico é um bairro da cidade do Rio de Janeiro. Localiza-se na Zona Sul da cidade, tem 20 mil habitantes e faz divisa com os bairros da Lagoa, Gávea, Humaitá e Alto da Boa Vista. O bairro é ligado à Zona Norte (Rio de Janeiro), pelo túnel Rebouças, aproximadamente na divisa com o bairro da Lagoa. A população do bairro é tipicamente de classe média-alta e alta.
Sua via principal é a Rua Jardim Botânico, que se estende por todo o bairro, sendo um importante eixo viário da Zona Sul carioca, ligando o bairro aos vizinhos Humaitá e Gávea, e dando acesso da Zona Sul da cidade, para a Barra da Tijuca.
O bairro possui uma arquitetura bastante variada. Algumas de suas construções mais antigas ainda estão de pé, porém a maioria dos prédios é bastante moderna, já que o bairro é novo em relação à história da cidade. Nas margens das montanhas encontram-se algumas belas casas de famílias de alto poder aquisitivo.
O bairro do Jardim Botânico leva esse nome por ser a localização do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, instituição científica criada em 1808 com a chegada de D. João VI ao Brasil. Meio ambiente e Geografia do Bairro Há uma expressiva quantidade de vegetação,por consequência do bairro abrigar o Parque Lage, o histórico Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que batizou o bairro, e parte da Floresta da Tijuca. Todos estes fatores dão ao bairro um grau de vegetação raro em uma cidade grande. No bairro se localiza o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, instituição científica criada em 1808 com a chegada de D. João VI ao Brasil.
Além do Jardim Botânico propriamente dito, o bairro conta com o Parque Lage, terreno de 52,2 ha que mantém a sede da antiga residência da família Lage, desapropriado por decreto em 1976. Além disso, a mata das montanhas encontra-se bastante preservada para uma cidade grande.
A quantidade de vegetação e a proximidade com a Lagoa Rodrigo de Freitas dão ao bairro uma temperatura mais amena que a média da cidade do Rio de Janeiro.
No bairro fica a sede do jornalismo da Rede Globo de Televisão, que ocupa um prédio administrativo na Rua Jardim Botânico, um grande prédio e estúdio na Rua Pacheco Leão e ainda várias casas e prédios pequenos nas imediações do estúdio. Devido a proximidade da Rede Globo, outras empresas do ramo audio visual possuem instalações no bairro.
Nos últimos anos também se instalaram no prédio bairro bares de sucesso na cidade, o que está se configurando como um pequeno pólo noturno entre as ruas J.J. Seabra e Pacheco Leão. No passado, o bairro possuia algumas fábricas, porém atualmente é um bairro fortemente residencial, o que caracteriza o comércio local.
No bairro se encontram alguns importantes clubes esportivos e sociais: A sede esportiva do Jóquei Clube Brasileiro, o Hipódromo da Gávea. As sedes náuticas do Botafogo de Futebol e Regatas e do Clube de Regatas Vasco da Gama A Sociedade Hípica Brasileira A sede esportiva do Clube Militar do Rio de Janeiro. A sede esportitiva do Clube Naval do Rio de Janeiro .

Localiza-se no bairro de mesmo nome, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, o Jardim Botânico é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6.500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas. O Jardim abriga ainda monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico, além de um importante centro de pesquisa, que inclui a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 mil volumes.

jbotanico2



 MAPA DO BAIRRO DO JARDIM BOTÂNICO


Exibir mapa ampliado

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>