Grumari um paraiso natural



Grumari

É um bairro do Rio de Janeiro que é famoso pelas praias selvagens, tanto a principal, Praia de Grumari, como também as praias do Perigoso, do Meio, Funda, e do Inferno, todas essas acessíveis por trilha ou pelo mar.

É o bairro menos populoso da cidade, pois grande parte de sua área é ocupada pela orla com suas praias e por uma área de proteção ambiental.

Local muito procurado pelos banhistas, surfistas, galera de corrida , caminhada, local de passagem de maratonas e pessoas que amam a natureza.

Faz limite com os bairros Barra de Guaratiba e Recreio dos Bandeirantes.

ATIVIDADES E DICAS :

Banho de mar, surf, body board, mergulho, pesca, ciclismo, corrida e caminhada.

HORÁRIO IDEAL:

Recomenda-se que a área seja visitada no período diurno pois não há iluminação pública e como o local fica deserto fora dos horários de pico de dia é perigoso andar na região a noite.

Existe a preocupação ambiental da prefeitura com o aumento da procura pelas praias da Prainha e Grumari, no verão e esses locais poderão  ter  o acesso controlado, no horário de 8h às 15h. O objetivo é manter a orla sem irregularidades, garantindo o lazer, com responsabilidade sócio ambiental.

COMO CHEGAR A GRUMARI
Temos duas opções de acesso pelo Recreio  a Av. Estado da Guanabara começa na Estr. do Pontal, próximo à Praia da Macumba. É o trajeto pra quem segue para a Prainha e Praia do Abricó. A outra opção é a Estrada Roberto Burle Marx, que começa no encontro Av. Dom João VI com a Av. das Américas.

grumari-4

Um pouco da Historia do Bairro do Grumari


O nome, que vem do indígena “CURU” (seixos, pedras soltas) e “MARI” (que produz água), também é o nome de uma árvore encontrada nas encostas da região. Cercada pelas serras do Grumari, de Guaratiba e de Piabas, é a última área natural e preservada do litoral carioca.

O Parque Natural Municipal do Grumari, tombado pelo Estado em 1985, e pelo Município, em 1986. Praticamente isolada, seu acesso se dava pela estrada velha de Grumari, sinuosa , estreita e perigosa, vinda de Guaratiba ou pela trilha colonial na Serra de Piabas. Em 1970, foi aberta a Avenida Estado da Guanabara, ligando o bairro ao Recreio dos Bandeirantes.

Em Grumari há, também, a Praia do Abricó, para os adeptos do naturismo, e a Prainha, tombada, em 1989, como Área de Preservação Ambiental – APA – paraiso dos surfistas. Esta última integrava a antiga propriedade de Catarina de Sá e Benevides, nos tempos coloniais

 

Praia do Grumari deserta e selvagem

Prainha

prainha-acesso1 Prainha o paraiso dos surfistas cariocas é uma praia da região da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Possui estreita faixa de areia situada entre o maciço da Pedra Branca e o oceano Atlântico. É uma das praias mais procuradas pela galera carioca para a pratica do surfe. A área faz parte APA – Área de Proteção Ambiental Prainha, uma área florestal de proteção permanente e assim em que é vedada a construção de qualquer construção.

 MAPA DO BAIRRO DO GRUMARI


Exibir mapa ampliado

 

 


 

                                     Fotos do Bairro do Grumari

 

   prainha-1

     Mirante da Prainha

   grumari-6

         Praia de Grumari sempre deserta

   grumari-3

    Praia de Grumari

   grumari-2

                   Reserva do Grumari 

   grumari-5

         Reserva do Grumari que maravilha

 

Evento Turtle Run em Grumari

Grumari vista da praia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>