Grafite do mural Boulervard Olímpico entra pra o livro dos recordes



grafit2

O  artista Eduardo Kobra, pintado no Boulevard Olímpico do Porto Maravilha, na Zona Portuária, recebeu o certificado do Guinness World Record, o Livro dos Recordes, como o maior grafite do mundo. O trabalho, que tem 3 mil metros quadrados, representa a união entre os povos dos cinco continentes estampada em rostos dos povos Huli da Nova Guiné, Mursi da Etiópia, Kayin da Tailândia, Supi da Europa e os Tapajós das Américas, em uma ligação com os cinco arcos olímpicos.

Para Kobra, as mensagens nas redes sociais que apontavam o trabalho como um recorde levaram a uma mobilização que resultou no título. O artista disse que, antes do certificado, o mural já tinha se tornado uma superação própria, por ser um trabalho de grandes dimensões, mas afirmou que não pintou o  ‘Etnias’ com a intenção de alcançar o título de maior do mundo:

Além de ficar satisfeito com o reconhecimento, Kobra lembrou que o trabalho abriu caminho para outros artistas que foram convidados pela Prefeitura do Rio  para pintar outros muros e paredões de prédios na Região Portuária.

Além do tamanho, o mural bateu outro recorde não incluído no certificado: o número de fotos feitas pelo público que foi ao Boulevard. O grafite se tornou uma das maiores atrações durante os Jogos Rio 2016. Kobra disse que ficou impressionado com a quantidade de gente que foi ao local para ver e tirar fotos. 

A pintura consumiu meses de trabalho de Kobra e de mais dez pessoas. Uma organização logística foi montada e o artista fez mais de dez desenhos experimentais para chegar ao resultado final. Foram necessários três meses para chegar ao resultado do desenho, além de mais um mês para preparação do muro e outro para pintura.

Prefeitura – RJ

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>