Futebol de Mesa



botao

O futmesa  ou popularmente conhecido como jogo de botão é muito praticado por adultos e principalmente por crianças sendo diversão para toda a familia.

  Principalmente os meninos quando criança sempre ganha de presente um kit de jogo de botão onde nem sempre é jogado em mesas  oficiais,  mas  no chão  da cozinha, na mesa de jantar, no piso da varanda etc…

  Alguns anos atrás os jogadores para melhorar a performance de seu time turbinavam o kit, fabricando seus próprios botões, usando outros materiais tais como acrílico, casca de coco, galalite e até botões grandes de roupa, e o clássico goleiro feito de caixa de fósforo com peso dentro um paredão no gol hoje praticamente já encontra tudo pronto com ótima qualidade.

 Atualmente o futebol de mesa se organizou bastante, tendo vários clube e associações para disputar campeonatos.

 

  Através da Resolução N.º 14, de 29 de setembro de 1988, acatando ao Of. N.º 542/88 e ao Processo N.º 23005.000885/87-18, baseado na Lei N.º 6.251, de 8 de outubro de 1975 e no Decreto N.º 80.228, de 25 de agosto de 1977, assinada pelo seu então Conselheiro-Presidente Manoel José Gomes Tubino, o CND (Conselho Nacional de Desportos) reconhece o Futebol de Mesa como modalidade desportiva praticada no Brasil, como uma vertente dos esportes de salão, no qual se incluem o xadrez e o bilhar, por exemplo.
O Futebol de Mesa é praticado oficialmente em cinco modalidades; três oficiais (Disco, Bola 12 Toques, Bola 3 Toques) e duas experimentais (Dadinho 9×3 e Pastilha).


A CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa) regula e orienta a prática desse esporte no Brasil. Uma das principais lutas dos praticantes é fazer com que o esporte seja conhecido pelos leigos como Futebol de Mesa e não como Jogo de Botão, pois essa associação faz com que o esporte esteja ligado à prática de um jogo infantil o que dificulta seu reconhecimento público como esporte e, consequentemente, seu desenvolvimento.
Após o reconhecimento institucional do Futebol de Mesa como esporte, as modalidades passaram por um crescimento estrutural e conceitual sem precedentes.

As federações estaduais foram organizando-se e ganhando “status” semi-profissional e atualmente, existe uma interligação estrutural entre os eventos promovidos pelas federações estaduais.


O Futebol de Mesa (também chamado de Futmesa), desenvolve campeonatos estaduais individuais e por equipes. Os grandes clubes de futebol também têm equipes participando, como Corinthians, Nacional, Palmeiras, Rio Branco e Santos em São Paulo e América, Botafogo, Bangu, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama no Rio de Janeiro.

     FUTEBOL        COB           TEMPO

          Conheça os equipamentos de Futebol de Mesa e onde encontrar

           Botão Profissional Mesa de Futebol de Botão

Futebol de mesa no Rio de Janeiro

      • CBFM
        Calendario, confederação brasileira de futebol de mesa, noticias e informações.
        FUTEBOL DE MESA NA PRAÇA
        Eventos, jogos de botões, informações rio de janeiro.
        A HISTORIA- FUTEBOL DE MESA
        A história do futebol de mesa rj.
        FLU – FUTEBOL DE MESA
        Flu futebol de mesa, fotos e muito mais.
        BANGU FUTMESA
        Eventos, noticias, campeonatos, bangu, e muito mais.
        BOLA E BOTÃO
        Futebol de mesa e botão, loja virtual, fotos e muito mais.
        FLAPEDIA
        Eventos, noticias, campeonatos, flamengo, historia, muito mais.
        FEFUMERJ
        Federação de futebol de mesa do rio de janeiro, eventos, fotos, campeonatos, calendarios.
        FUTEBOL DE MESA
        Noticias, loja, serie historica, eventos, no rio de janeiro.
        FUTEBOL DE MESA NEWS
        Eventos, noticias, campeonatos ,informações.
        OLARIA FUTEBOL DE MESA
        Eventos, noticias, campeonatos, clube olaria rj e muito mais.
        A PALHETA NEWS
        Eventos, noticias, campeonatos, e muito mais.
        VASCO FUTMESA
        Eventos, noticias, campeonatos, clube vasco da gama, rj e muito mais.

 


 

Outros Serviços

 

  PASSAGENS AÉREAS   HOTEIS RJ

JOGO ON LINE

Comments are closed.