Engenho Novo



engenho-novo

O bairro do Engenho Novo está localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, seus habitantes em sua maioria da classe média da cidade. Tem como vizinhos aos bairros Méier, Vila Isabel, Lins de Vasconcelos, Sampaio, Jacaré, Cachambi e Grajaú .

No bairro temos uma estação de trens metropolitanos da Supervia, localizada na Rua 24 de Maio e Cruzamento das ruas da Bela Vista, Silva Freire  que abastece as regiões de ambos os lados da via.

Temos no bairro uma unidade do Colégio Pedro II, existe também um Grupo Escoteiro, Hospital Vital, o bairro possui ainda dois clubes esportivos, o Clube Lins e o Vitória Tênis Clube e também tem o Centro Universitário Celso Lisboa, além da Faculdade CCAA.

No bairro encontramos regiões maltratadas e abandonadas devido a violência e muitas favelas presentes no bairro de Engenho Novo. 

UM POUCO DE HISTÓRIA DO BAIRRO DO ENGENHO NOVO

Em 1720, a construçãode uma capela dedicada a São Miguel e Nossa Senhora da Conceição, no Engenho Novo, impulsionou o crescimento da região.

No ano de 1759, quando os jesuítas foram expulsos do Brasil, as suas terras passaram às mãos de Manuel Gomes, Manuel da Silva e Manuel Teixeira. Com o objetivo de explorar a madeira e cultivo de hortaliças, as matas existentes foram devastadas, formando grandes espaços vazios que permitiriam a ocupação do solo.

Com a libertação dos escravos varios deles construíram precárias moradias no Morro dos Pretos Forros, região da autonestrada Grajaú  Jacarepaguá,ocupando a região.

A região chamada de  Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Engenho Novo foi criada em 1783, impulsionando o desenvolvimento da região com o comercio no entorno dos antigos engenhos.

engenho-novo-est-600

A estação do Engenho Novo, aberta em 1858 pela então Estrada de Ferro Dom Pedro II, que em 1889 passou a se chamar Estrada de Ferro Central do Brasil, foi decisiva para a ocupação do bairro. A partir daí, as terras foram loteadas e aberturas de ruas .

No bairro encontramos coisas erradas com uma calçada que é impossivel andar acredito que seja uma das calçadas mais estreitas da cidade.

calcada-engenho-novo1

 

MAPA DO BAIRRO DE ENGENHO NOVO

Tagged with 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>