Engenho da Rainha



engenho-da-rainha-3

Bem vindo ao bairro de Engenho da Rainha localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.Sua localização faz divisa com os bairros de Pilares, Inhaúma, Tomás Coelho e Complexo do Alemão, além de também fazer divisa por meio da Serra da Misericórdia, sem acesso direto com os bairros de Vila Kosmos, Penha Circular, Penha, Olaria e Ramos.

Engenho da Rainha é servido pelo serviço metroviário da cidade – Metrô do Rio de Janeiro e por diversas linhas de ônibus.

O bairro de Engenho da Rainha é formado basicamente por conjuntos habitacionais destinado às classes populares da cidade do Rio de Janeiro e também por várias favelas.

Um pouco de História 

A região hoje denominada Engenho da Rainha (antiga Carlota Joaquina) fazia parte da Freguesia de Inhaúma, criada em 1743, e ganhou este nome quando esta Freguesia foi desmembrada, resultando nos atuais bairros de Pilares, Tomás Coelho e parte de Inhaúma. A região acolhia uma residência adquirida pela Rainha Carlota Joaquina, esposa de D. João VI, por volta de 1810 com o objetivo de nela descansar. A sua delimitação atual foi estabelecida pelo Decreto n.º 3158 de 23 de julho de 1981, pelo prefeito do Rio de Janeiro.
A região próxima à fazenda era habitada pelos índios Tamoios. Como herança, tem-se muitas ruas com nomes ligadas a este fato – Rua Bororó, Xerente, Canitar, Flexal, dentre outras.
A Fazenda da Rainha Carlota Joaquina, além do engenho de cana-de-açúcar, tinha também plantação de café e a mão-de-obra escrava era a responsável pela economia rural. O rio Timbó, banha o bairro.

Na Serra da Misericórdia, situada na Freguesia de Inhaúma, era o local onde os negros escravos procuravam se esconder quando fugiam da Fazenda.

O atual bairro do Engenho da Rainha é cortado pela a Avenida Pastor Martin Luther King (antiga Automóvel Clube) e a Avenida Ademar Bebiano (antiga Estrada Velha da Pavuna). O bairro foi cortado pela Estrada de Ferro Rio D’ouro e possuiu uma estação,onde hoje é a estação do metrô Engenho da Rainha.
No bairro temos a escola de samba Acadêmicos do Engenho da Rainha é uma das agremiações carnavalescas do município do Rio de Janeiro.

MAPA DO BAIRRO DE ENGENHO DA RAINHA

Tagged with 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>