Cidade de Deus



A Cidade de Deus é um bairro desmembrado de Jacarepaguá oriundo de um conjunto habitacional situado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Com uma população em torno de 38 mil habitantes, a Cidade de Deus apresenta indicadores sociais entre os mais críticos do Rio de Janeiro, embora situado na vizinhança de bairros nobres da cidade, como Freguesia, e Barra da Tijuca.

Em 2002, o sucesso do filme Cidade de Deus colocou o bairro intensamente nos veículos de comunicação, reforçando o estigma de comunidade violenta e perigosa e favorecendo uma onda de preconceito e discriminação.

Por outro lado, na sua trajetória desde a década 80, surgiram no bairro várias associações de moradores, agremiações de samba, agremiações esportivas, grupos de teatro, revistas, cine-clubes, igrejas atuantes, grupos de dança e movimento negro.

A partir de 2003, vários processos confluíram, constituindo novas condições de organização e articulação tendo em vista a transformação da realidade da Cidade de Deus. Após um processo intensivo de discussões, surgiu naquele ano o Comitê Comunitário de Cidade de Deus, que veio a reunir diferentes entidades locais tendo em vista superar o isolamento e as divisões que pautavam a atuação dessas organizações.

A Cidade de Deus foi construída pelo Governador Carlos Lacerda (1914-1977) para ser conjunto residencial dos funcionários públicos do antigo Estado da Guanabara. A obra estava praticamente pronta, quando ele deixou o Governo. Seu sucessor, Francisco Negrão de Lima (1901-1981), logo após a posse, em janeiro de 1966, enfrentou um dos maiores temporais da história da cidade, ocasionando enchentes, tragédias e milhares de desabrigados, obrigando-o a abrir a Cidade de Deus para receber parte da população atingida. A medida era provisória, mas acabou sendo definitiva. Com o tempo ocorreram invasões, surgindo construções ilegais ao lado das casas planejadas. A Cidade de Deus expandiu-se desordenadamente e hoje tem uma densidade demográfica bastante alta. Os logradouros do bairro têm nomes de personalidades, localidades e fatos da Bíblia Sagrada.

Dados do bairro de Cidade de Deus

    • Área territorial (2003): 120,59 ha;
    • Total da população (2000): 38 016;

 

  • Total de domicílios (2000): 10 866;

 

  • Região Administrativa: XXXIV – Cidade de Deus;

 

Em 20 de março de 2011 a Cidade de Deus recebeu uma ilustre visita, a do Presidente dos Estados Unidos Barack Obama, acompanhado do governador do estado, Sérgio Cabral e do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o que tornou o bairro mundialmente conhecido. Barack Obama jogou bola com algumas crianças e assistiu a apresentações de dança, capoeira, grafite e futebol.

 

A Divulgação do Bairro Cidade de Deus 

cdeus2 Em 2002, o sucesso do filme “Cidade de Deus” realizado por Fernando Meirelles  colocou o bairro intensamente nos veículos de comunicação, reforçando o estigma de comunidade violenta e perigosa e favorecendo uma onda de preconceito e discriminação.
Devastada por décadas de violência, a Cidade de Deus, recentemente pacificada com a ocupação policial, será o primeiro Bairro Educador, projeto da Prefeitura do Rio.

 

Trailer do filme Cidade de Deus.
Em 2002, o sucesso do filme “Cidade de Deus” realizado por Fernando Meirelles  colocou o bairro intensamente nos veículos de comunicação, reforçando o estigma de comunidade violenta e perigosa e favorecendo uma onda de preconceito e discriminação.


 
Devastada por décadas de violência, a Cidade de Deus, recentemente pacificada com a ocupação policial (UPP), será o primeiro Bairro Educador, projeto  da Prefeitura do Rio.

 

 

cdeus5 cdeus6

 

   

 


Exibir mapa ampliado

 

VIDEOS DO BAIRRO CIDADE DE DEUS

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>