Cascadura



cascadura012

Cascadura

Cascadura é um bairro da zona norte do rio, sua principal característica é a facilidade no transporte. Além do trem, dezenas de linhas de ônibus partem do bairro ou o cortam. Por isso, o bairro além de residencial, serve de passagem pra milhares de pessoas.

O comércio, sempre agitado, é uma marca de Cascadura. Entrelaçando-se através de muitas ruas com bairros vizinhos, Cascadura tem limites com o bairro de Madureira, e além deste, também faz divisa com Campinho, Quintino Bocaiuva, Praça Seca, Cavalcante e Engenheiro Leal. O viaduto de Cascadura é o elo de ligação entre as duas partes do bairro cortadas pela linha do trem atualmente sofrendo muito com o trânsito .

Historia do Bairro de Cascadura

Um pouco de história, alguns estudiosos dão versão para origem do bairro, dizem que o povo passara a expressão Casca d’Ouro para Cascadura. Entretanto, o jornalista e historiador Max Vasconcellos, em seu trabalho “Vias Brasileiras de Comunicação”, atribui o nome do bairro ao fato de que por ocasião dos trabalhos de abertura da estrada de ferro os operários tiveram grande dificuldades de remover com picaretas a pedreira (cascadura) próxima da estação de trem.

No entanto uma outra versão é dada por antigos moradores, sendo o nome uma referência ao antigo Barão Tereré (Região de Minas Gerais), que fazendo uma visita à Fazenda, por sua natureza arrogante despertou repúdio dos moradores locais, os quais lhe atribuíram a designação de Casca Grossa, mais tarde sendo modificado para Cascadura.

No entanto, todas essas possíveis origens para o nome do bairro não passam de mera especulação, pois a grande verdade é que nunca saberemos ao certo a verdadeira origem. Em 1858, a Estrada de Ferro Central do Brasil inaugurou o primeiro trecho da Linha Férrea Suburbana até Cascadura, pouco mais de 15 km da estação Dom Pedro II (Central do Brasil) e era em Cascadura que funcionava o entreposto de cargas dos trens vindos de São Paulo.

A chegada do trem deu grande impulso a Cascadura e a linha de bondes, inicialmente puxados por burros, e posteriormente – em 1928 – substituída pela energia elétrica da Light. Os bondes que partiam de Cascadura também chegavam até Cascadura, ou seja, eram pontos de saída e pontos de chegada dos bondes.

Viaduto de Cascadura

cascadura16

BRIGADEIRO FRANCISCO DE ASSIS CORREIA DE MELLO QUE FICOU CONHECIDO COMO BRIGADEIRO MELLO MALUCO…Os antigos Caçadores da FAB conhecem suas estórias e estripulias.Era tido como um ídolo por seus colegas pilotos de Caça,temido por adversos.

Contam que ele usava um lenço diferente dos demais no pescoço e que quando surgia no horizonte dos céus da Europa não ficava avião nenhum na sua reta,todos fugiam ate os Brasileiros pois sabiam que o cara era o bicho voando.Passou com seu avião por baixo do viaduto de Cascadura RJ, e tentou passar por dentro do túnel de Copacabana mas impediram o acesso ao túnel com caminhões e bondes para impedi-lo

 

 

         Videos do Bairro de Cascadura

 


Fotos do Bairro de Cascadura

 

cascadura3

Acesso por baixo do viaduto

cascadura6

Largo e pontos de Ônibus

cascadura11

Chega a estação  junto a linha

viaduto de cascadura

Viaduto passagem por baixo

 

Fotos : Amwind – oriodejaneiro.com 

3 thoughts on “Cascadura

  1. e muito legal ajuda a criança no trabalho de casa dimais e tambem me ajudou no deve de casa legal meu nome e rayhara

  2. adorei ajuda as crianças no trabalho de casa e me ajudou dimais

  3. Reginaldo Cruz says:

    Eu que sou de Cavalcante, parabenizo pelas informações de cascadura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>