Campinho



mergulhão do campinho
O bairro do Campinho atualmente é mais conhecido pelo maravilhoso Mergulhão Clara Nunes, também conhecido como Mergulhão do Campinho, que é uma passagem subterrânea que passa sob o antigo cruzamento da Estrada Intendente Magalhães,
com Ruas Domingos Lopes e Cândido Benício.
Foi construído para acabar com o congestionamento nesta região principalmente entre os carros vindos da zona oeste nele terá uma estação da BRT Transcarioca. Constitui-se de três pistas em cada sentido, sendo duas para veículos e uma para o BRT além das alças de acesso. Para a construção do mergulhão foi removido uma grande parte de imoveis do largo do Campinho com varias desapropriações e imoveis antigos.

É um bairro de classe média-baixa da Zona Norte do Rio e localiza-se entre os bairros de Madureira, Oswaldo Cruz, Jacarepaguá, Cascadura e Vila Valqueire.

campinho-3
Um pouco de História do bairro

No largo onde temos o cruzamento da Estrada Intendente Magalhães que se liga com a Av. Ernani Cardoso e a Rua Cândido Benício que se liga com a Rua Domingos Lopes, havia um local onde os viajantes descansavam, próximo a um campo onde havia uma feira de gado – o “Campinho”. No século XVIII, foi aberta uma hospedaria que Tiradentes frequentava, quando vinha ao Rio de Janeiro. Nas suas imediações existia pequena fortaleza, onde foi erguida uma capelinha atual Igreja N.S. da Conceição. O Barão da Taquara também fez varias ruas na região no final do século XIX, gerando o atual bairro do Campinho.

No bairro do Campinho também estão localizadas as escolas de sambas Tradição e União de Jacarepaguá, além de ter os desfiles das escolas de samba de outros grupos fora do Marquês de Sapucaí no Carnaval. O bairro também tem supermercados, escolas e grande comercio de venda de automóveis.

 

Mapa do bairro do Campinho

Exibir mapa ampliado
Fotos do Bairro do Campinho
largo-do-campinho
Largo do Campinho
campinho-bombeiros
Quartel dos Bombeiros do Campinho
campinho-4
Detalhe do mergulhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>