Botafogo



O Bairro de Botafogo

    É um bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, de classe média e média-alta, muito conhecido pela famosa imagem da Enseada de Botafogo com a belíssima vista frontal para o morro do Pão de Açúcar e também por ser praticamente uma mini-cidade dentro da grande metrópole que é o Rio de Janeiro, possuindo de tudo um pouco: cinemas, teatros, shoppings centers, boates, casas de show, museus, centros empresariais, consultórios médicos, consulados, clínicas e hospitais e, no meio disso tudo, algumas mansões preservadas do início do século XX e fim do século XIX.

Onde se localiza o clube , Botafogo de Futebol e Regatas, na Rua General Severiano, além da escola de samba São Clemente. É também conhecido no Rio de Janeiro como o “bairro das escolas”, o “bairro das clínicas” – devido à grande presença destes estabelecimentos na região – ou ainda por moradores de outros bairros como “bairro de passagem”, devido aos seus túneis que o ligam a Copacabana e à conexão com as pistas do Aterro do Flamengo, que dão acesso ao centro da cidade.

O primeiro nome da Praia e da Enseada de Botafogo foi Le Lac, denominação dada pelos franceses, depois passou a ter o nome de Francisco Velho que foi companheiro de Estácio de Sá, em 1641, passou a chamar-se Botafogo, depois que nela foi morar João Souza Pereira Botafogo, dono de uma fazenda que se estendia da praia até a Quinta de São Clemente. Até o século XVIII, o caminho para se chegar ao bairro era de lanchas e de ônibus de tração animal. As lanchas atracavam em três locais, mas o mais importante era próximo à Rua São Clemente, nesta época a ligação entre a praia e a Lagoa Rodrigo de Freitas era o Caminho da Lagoa, depois chamado de Rua Berquó, atualmente Rua General Polidoro. No século XIX, o bairro passou a ter inúmeras chácaras e se tornou o preferido pelos estrangeiros, principalmente os ingleses.

Em 1868 passou a ser ligado ao Centro pelos bondes puxados a burro da Companhia Jardim Botânico, o que fez com que o bairro tivesse um grande desenvolvimento, com o crescimento da população e a abertura de novas ruas. A partir de 1851, passou a sediar regatas oficiais na Enseada e no princípio do século XX, nele se instalaram os clubes de futebol: Botafogo e Fluminense e um Automóvel Clube.

Uma de suas ruas mais importantes: a São Clemente, possuiu grandiosos solares, habitados por diversos moradores importantes e titulares do Império e era uma rua totalmente residencial.

 

botafogo3

Historia do Bairro de Botafogo

Em 1808, com a chegada de D. João VI, foram erguidas em frente à enseada grandes mansões que atraíram a corte, ricos comerciantes e o corpo diplomático. Pouco a pouco, ao longo do século XIX, as terras do bairro foram sendo ocupadas por residências de ricos aristocratas, principalmente na Rua São Clemente, e o bairro se transformou na região mais seleta da Cidade.

Em 1906, após a ampliação da Avenida Beira-mar até a orla da Praia de Botofogo, os serviços expandiram-se e muitas das imponentes mansões foram ocupadas por embaixadas, consulados, colégios e, mais tarde, por clínicas, restaurantes e sedes de empresas. No início do século XX, Botafogo passou a ser habitado também por operários, artesãos, comerciantes, etc, fazendo surgir habitações coletivas, cortiços e vilas.

centro-comercial Muitas empresas estão instaladas nos centros empresariais da Praia de Botafogo e na Torre Rio Sul.
O Centro Empesarial Mourisco, localizado em Botafogo, no Rio de Janeiro, foi inaugurado em 1998 no local que abrigava a antiga sede do Clube Botafogo de Futebol e Regatas. É uma moderna edificação do tipo comercial, dividida em duas torres, com nove pavimentos, um estacionamento térreo e dois subterrâneos.

 

 

Mapa do Bairro do Botafogo


                                        Exibir mapa ampliado
Botafogo Futebol de Regatas

No dia 1º de julho de 1894, nascia na praia de Botafogo o CLUB DE REGATAS BOTAFOGO. O clube ganhou esse nome em homenagem à enseada do bairro onde competiam os seus barcos. A sede era em um casarão, demolido, no sul da praia de Botafogo, encostado ao Morro do Pasmado, onde hoje termina a Avenida Pasteur. Em 1889, surgiu uma lenda nas águas da Baía de Guanabara, a embarcação botafoguense Diva, que venceu todas as 22 regatas que disputou, sagrando-se campeã carioca.

O Club de Regatas Botafogo foi o primeiro clube carioca campeão brasileiro de alguma modalidade esportiva: de remo, em campeonato realizado no Rio de Janeiro em outubro de 1902, com a vitória do atleta Antônio Mendes de Oliveira Castro, que anos mais tarde viria a se tornar presidente do clube.

 

A sede do Botafogo Futebol e Regatas

botafogo5

A sede de General Severiano é o antigo palacete construído em um terreno cedido pela prefeitura para ser a sede do Botafogo em 23 de junho de 1912. Construída como um amplo casarão em estilo eclético  a sede foi inaugurada com um baile de gala para a alta sociedade do Rio de Janeiro.  Foi inaugurado  em 15 de dezembro de 1928.

Video do Bairro do Botafogo

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>