Aterro do Flamengo



 

Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro

Aterro do Flamengo, possui 1.200.000m² de área verde à beira-mar,com arbustos floridos, uma profusão de árvores, compondo uma das mais visitadas e belas áreas de lazer da cidade.

 A idealização do parque foi de Lota Macedo Soares, de família da elite carioca. Não fez universidade mas foi aluna de Cândido Portinari e tornou-se uma esteta com conhecimento de arquitetura e urbanismo. Lota era também conhecida por sua curiosidade e conhecimento de plantas.

 Para aterrar a área, o morro de Santo Antonio foi desmanchado à jatos d’água. A mesma draga que abriu o Canal do Panamá, retirou areia do mar para criar a Praia de Botafogo. Lota teve a idéia de iluminar o aterro à noite para permitir passeios noturnos no parque.

As quadras de esporte foram idéia sua, que são alugadas todos os dias do ano, inclusive de madrugada, quando ficam tomadas por times de várias associações. Com o aval do governador, Carlos Lacerda, reuniu um grupo de amigos notáveis: o paisagista Roberto Burle Marx,o botânico Luiz Emygdio de Mello Filho e os arquitetos Affonso Eduardo Reidy, Sérgio Bernardes e Jorge Moreira.

 Era um grupo de trabalho que se reunia sob a liderança de Lota. O tapete verde que cobre essa imensa área provocou muitas desavenças entre os membros do grupo e também com o pessoal da urbanização, da época. Lota queria apenas 2 pistas para carros (e conseguiu) enquanto o pessoal do urbanismo exigia 4 pistas.

 Do entulho surgiram 11.600 árvores de 190 espécies, nativas e exóticas. Entre as 4.400 palmeiras de 50 espécies estão preciosidades como a talipot (Corypha umbraculifera) que floresce apenas um vez e morre (como testemunhamos por volta de 2003/2004).

 Além do fato de ser um parque urbano, ele tem características muito especiais, como grupos de plantas da mesma espécie, o uso de plantas brasileiras que não eram comumentemente usadas em paisagismo – como o abricó-macaco e o pau-mulato -(essa informação nos dá o arquiteto Haruyoshi Ono .

O parque do aterro do Flamengo foi informalmente inaugurado em 12 de Outubro de 1965, Dia da Criança, com uma grande festa popular idealizada por Lota. Nascia então uma das principais áreas de lazer da cidade, com quadras polivalentes, campos de futebol, playground, anfiteatro, pistas de skate e aeromodelismo.

parque do flamengo

Há ainda um restaurante e quiosques, a Marina da Glória e o Museu de Arte Moderna – MAM. O Aterro foi incorporado à paisagem da cidade, e se tornou um marco como o Pão de Açúcar e o Corcovado, como era o sonho de Lota.

 Do Aeroporto Santos Dumont a Enseada de Botafogo, o parque oferece as mais diversas atrações. Um roteiro interessante, por exemplo, pode ser iniciado no Museu de Arte Moderna, passando-se para o Monumento aos Pracinhas, a Marina da Glória, o Museu Carmem Miranda, até o Monumento a Estácio de Sá – fundador da cidade.

Um espetáculo interessante é a troca da guarda promovida pelas três Forças Armadas, sempre no primeiro domingo de cada mês, no Monumento dos Pracinhas. Também aos domingos e feriados o Aterro do Flamengo e suas pistas de rolamento ficam inteiramente liberados ao público, que aproveita para se dedicar às mais variadas formas de lazer.

Fonte: www.riotur.rj.gov.br


Aterro do Flamengo

Vista aerea do Parque do Flamengo

Marina da Gloria

             O melhor porto do Rio de Janeiro
• Localização privilegiada na Cidade do Rio de Janeiro
• A 5 minutos do Centro de Negócios
• A 10 minutos das praias da Zona Sul
• Acesso fácil e rápido via Parque do Flamengo .  
• Área livre com belíssima vista da Baía de Guanabara.
• Tranqüilidade e segurança
• Total infraestrutura de apoio
• Estacionamento para mais de 1.000 veículos
• Espaços para realização de eventos. Saiba mais…

 Monumento aos Pracinhas

  O Monumento aos Mortos da Segunda Grande Guerra Mundial, também conhecido como Monumento aos Pracinhas, localiza-se no Aterro do Flamengo. O monumento foi inaugurado em 1960 para abrigar os restos mortais dos soldados brasileiros mortos na Segunda Guerra .  O conjunto é integrado por três obras de arte: uma escultura de metal homenageando a Força Aérea Brasileira. Outra de granito, homenageando os soldados das três armas e um painel de azulejo em homenagem aos mortos no mar.  Saiba mais…

Roteiros

 A área vai do Aeroporto Santos Dumont à Enseada de Botafogo e oferece pistas para caminhada e corrida, ciclovia, quadras de esporte, campos de futebol, playground, anfiteatro, pistas de skate e quiosques.

Nos domingos, as vias ficam fechadas pra carros e o Aterro do flamengo vira uma enorme área de laser para pedestres.  Durante a semana, você não vai poder caminhar livremente por onde transitam os carros, mas, em compensação, o percurso às margens do mar fica relativamente vazio. Em determinados horários, terá a impressão de que a paisagem está ali só pra você.


Mapa do Aterro do Flamengo


Exibir mapa ampliado

Videos do Aterro do Flamengo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>