Araruama



  E um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, local maravilhoso escolhido principalmente para veraneio, férias, fins de semana  , além é claro de sua população local e turismo  . Muito procurado por esportistas principalmente pela pratica de esportes náuticos nas águas de sua região.
Sua área de 635,4 km², marcados por planícies e alguns lagos, entre os quais a Lagoa de Araruama e a Lagoa de Juturnaíba – esta situada entre os municípios de Araruama e Silva Jardim.

      A cidade se tornou conhecida mundialmente por abrigar em seu território a Lagoa de Araruama que tem uma saída para o mar, além de banhar sete municípios. É também considerada uma das melhores rajadas de ventos do Brasil, permitindo assim a prática de esportes náuticos como a vela, kitesurf , sup, canoagem, esqui e o windsurf.

As fontes de turísmo de Araruama vai muito além, pode-se dizer que é a cidade – Fluminense que possui a maior variedade de atrativos naturais. Em sua área está localizada uma lagoa de água doce, chamada de Lagoa de Juturnaíba, a Restinga de Massambaba que exibe sua vegetação rara de bromélias e orquídeas e uma extensa área rural ainda pouco conhecida.

Com essa diversidade o turista tem a opção de lazer que mais lhe agrada. A tranqüilidade e simplicidade que a cidade oferece é uma das suas principais características. Araruama possui uma ótima infra-estrutura de hospedagem e restaurantes que oferecem pratos com especialidades da cidade: frutos do mar.

Um pouco de História

O município de Araruama foi ocupado de forma intensa pelos índios Tupinambás, populações horticultoras e ceramistas de origem amazônica, que deixaram marcante presença de suas aldeias desde tempos pré-coloniais. Urnas funerárias, tigelas pintadas, além de uma grande variedade de formas cerâmicas utilitárias são exemplos do que pode ser encontrado nos diferentes sítios arqueológicos da região. As aldeias já pesquisadas, Morro Grande, em particular, com data de 2.200 anos, estão entre as mais antigas ocupações desse grupo Tupi em território nacional.
O local que atualmente corresponde ao município de Araruama integrava a capitania de São Vicente, doada a Martim Afonso de Sousa, ainda no Brasil Colônia (1534), mas as primeiras notícias sobre a ocupação do território foram dadas em 1575 através da expedição do governador do Rio de Janeiro, Antônio Salema, que ia para Cabo Frio e dizimou centenas de franceses e indígenas.

Os registros sobre o território de Araruama datam de 1615, em conseqüência da fundação da atual cidade de Cabo Frio, a qual veio promover o reconhecimento do rio São João e da lagoa de Araruama.

Em 1626, as terras de Araruama integravam as sesmarias doadas a Manuel Riscado que implantou uma serraria utilizando o pau-brasil e outras madeiras de lei.

Através  do  edital  de 10 de janeiro de 1799, foi criada a  freguesia  de  São Sebastião de Araruama, que pertenceu ao município de Cabo Frio até 1852, quando por Lei Provincial nº 628, passou a integrar o município de Saquarema.

Em 6 de fevereiro de 1859, a freguesia de São Sebastião de Araruama foi elevada à categoria de Vila de Araruama devido à extinção da Vila de Saquarema.

A elevação de Araruama à categoria de cidade verificou-se em 22 de janeiro de 1890 através de decreto do governador Francisco Portela.

Vista das Salinas e o Centro de Araruama


araruama7      araruama6

 

   Bairros e Localidades

Centro de Araruama
Morro Grande
São Vicente de Paula
Praia Seca
Iguabinha
Ponte dos Leites
Areal
Outeiro
Fazendinha
Engenho Grande
Pontinha
Parque Hotel
Praia do Barbudo
Praia das Espumas
Bananeiras
Praça da Bandeira
Alto da Boa Vista
Itatiquara
Vila Capri
Praia do Dentinho
Praia das Espumas
Praia do Hospício
Outeiro

araruama9vertkite

  Praia Seca

É um distrito de Araruama que está localizada no Rio de Janeiro, na Restinga de Massambaba, entre a Lagoa de Araruama e o Oceano Atlântico. A Restinga de Massambaba é um terreno arenoso de 12 km, entre Saquarema e Arraial do Cabo. Por ser uma lugar de praias extremamente bonitas, a prefeitura de Araruama apelidou a cidade de “A Cancun Brasileira”.
Nela também está localizada a Área de Preservação Ambiental de Massambaba em função da raridade de espécies vegetais, animais e ambientes ecológicos ali existentes.

Origem do nome:
O colonizador português ao chegar nessa região, encontrou uma vasta área recoberta de sal entre a lagoa e o oceano e concluiu equivocadamente que naquela região o mar havia secado.

Por isso o nome desse local virou Praia Seca.

                                       Esportes pela Lagoa de Araruama


araruama10kite-300      araruama8

  Como Chegar

Araruama localiza-se na Baixada Litorânea do Estado do Rio de Janeiro – Região dos Lagos. Situa-se a 118 km da capital do estado.

Praia Seca a entrada fica antes de Araruama aprox  4km, essa  estrada  leva os viajantes até Massanbaba e Arraial do Cabo.

O acesso pode ser feito de carro ou ônibus pelas rodovias RJ-106 e RJ- 124. Saindo da ponte Rio-Niterói, seguir em direção à estrada Niterói Manilha. Na altura de Rio Bonito, virar à direita, rumo à Via Lagos. Outra alternativa é a RJ-106, que também se inicia na saída da ponte Rio-Niterói. Seguir pela Alameda São Boaventura, em Niterói, sentido Tribobó. Vindo do norte pela BR-101, a melhor opção é pegar a RJ-106 na altura de Macaé.

Iguabinha

5º distrito de Araruama, é de uma beleza sem igual.

A delicadeza de sua estrutura encanta a todos que lá habitam, e que lá vão para veranear. Iguabinha situa-se às margens da Lagoa de Araruama, da estrada pode-se apreciar todo o seu encanto.

A caminho de Iguabinha vêem-se as famosas praias  de Coqueiral, Lake View e Novo Horizonte, onde estão – segundo opinião geral – as mais belas residências de veraneio da região.

Lagoa de Juturnaíba

Distante 12,5 quilômetros do centro de São Vicente, terceiro distrito, constitui-se num dos principais mananciais e espelhos d’água do estado. Além de servir como base para a pesca esportiva desenvolvida na região dos lagos. Turistas e munícipes se integram para o lazer.

A lagoa é a única de água doce da região, sendo responsável pelo abastecimento de água potável de toda a Região dos Lagos. A vegetação nativa ainda preservada chama a atenção dos turistas. Em sua margem está localizada a Reserva Florestal do Poço das Antas, habitat natural do mico leão dourado, espécie em extinção.

Imagens Juturnaiba e Iguabinha

 

araruama11    araruama12

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>