Angra dos Reis



É um município brasileiro situado na microrregião da Costa Verde, Sul Fluminense no estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma altitude de 6 metros e possui em seu litoral 365 ilhas. Foi descoberta em 6 de janeiro de 1502, mas colonizada apenas a partir de 1556. Sua população aferida em 2008 era de 164.191 habitantes.
Possui uma área de 816,3 km². Os municípios limítrofes são Paraty, Rio Claro e Mangaratiba no território fluminense, e Bananal e São José do Barreiro no lado paulista.

Após 1872 entra em decadência com a inauguração das estradas de ferro, voltando a ocupar posição de destaque na terceira década do século XX quando um ramal ferroviário liga-o aos estados de Minas Gerais e Goiás, por ele escoando a produção agrícola dos mesmos. O ramal ferroviário, em bitola métrica, ainda existe, sendo operado atualmente pela Ferrovia Centro-Atlântica.

Em meados do século XX torna-se crucial na implantação da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, em Volta Redonda, sendo o porto por onde a mesma era abastecida de carvão de coque proveniente de Santa Catarina. Atualmente esta empresa também utiliza o porto para fazer parte das suas exportações de aço.

Sua importância atual se dá pelo fato de ter como instalação subordinada o Terminal Marítimo da Baía da Ilha Grande – TEBIG da Petrobras, que movimenta grandes quantidades de petróleo e posiciona o porto de Angra como um dos mais movimentados do país.

Hoje em dia, devido a beleza de suas praias e das regiões próximas, Angra virou ponto forte do turismo não só estadual, mas também nacional. Possui mais de três centenas de ilhas, muitas delas tendo por donos celebridades nacionais e internacionais, sendo a maior de todas denominada de Ilha Grande.

A maior parte da cidade é cercada por morros, o que contribuiu para no início de 2010 várias residências e pousadas sofrerem com os efeitos de deslizamentos, principalmente em Ilha Grande

  Ilha Grande     

É a maior das ilhas do litoral de Angra dos Reis. É uma ilha de 193 km² com relevo acidentado e montanhoso, cujas maiores elevações são o Pico da Pedra D’Água (1031 m) e o Pico do Papagaio (982 m), este último o mais famoso pela sua forma pitoresca. As costas da ilha são recortadas por inúmeras penínsulas e enseadas (sacos), formando várias praias. A vegetação é exuberante, formada por mata atlântica, mangue e restinga.

Praia do AventureiroA principal localidade da ilha é a Vila do Abraão, com 3000 habitantes, que concentra a infraestrutura da ilha com posto de saúde, escola primária, bombeiros, correios e polícia. Um serviço de barcas liga diariamente a Vila do Abraão com Angra dos Reis e Mangaratiba, no continente. A vila conta também com ampla oferta de pousadas, campings, bares, restaurantes e comércio para turistas. Além desta, existem algumas outras pequenas comunidades espalhadas pela ilha também dotadas de infraestrutura turística.

As atividades econômicas giram em torno da pesca e, principalmente, do turismo. A ilha oferece atualmente muitas alternativas turísticas: passeios de barco, praias com águas calmas para mergulho em família, praias destinadas à prática de esportes como o surfe, trilhas ecológicas por dentro da mata ao centro da ilha, além de algumas atrações históricas.

A ilha é dividida em dois parques: Parque Estadual da Ilha Grande e Parque Marinho do Aventureiro, e uma Reserva Biológica: Reserva Biológica das Praias do Sul, cujo acesso é somente permitido a pesquisadores e pessoas autorizadas pelo IBAMA. As áreas de proteção ambiental visam garantir a proteção da grande reserva de mata atlântica ainda existente lá e da vida marinha existente no entorno da ilha.

  Ilha da Jipóia

 É uma ilha no município de Angra dos Reis. Localiza-se na Baía da Ilha Grande, de frente para os bairros Vila Velha, Tanguá e Ribeira. A Ilha é a 2ª maior do município. Várias praias famosas se localizam nessa ilha, inclusive a Praia de Jurubaíba (Praia do Dentista), onde há uma praia muito grande e a Praia das Flechas. Há também várias pessoas famosas que tem casas nessa ilha, como o empresário bilionário Eike Batista e o Boninho, da Rede Globo.
   Ilha dos Porcos
Está situada no litoral do Rio de Janeiro, na baía de Angra dos Reis.
A ilha, uma das maiores da baía de Angra, é também conhecida como Ilha do Pitanguy, por pertencer ao cirurgião plástico Ivo Pitanguy. Nessa qualidade hospeda, ocasionalmente, algumas das celebridades atendidas por aquele conceituado profissional, que ali convalescem ao abrigo dos fotógrafos.

                                Vista Praia do Abrãao e Centro de Angra dos Reis

 angra3-300  angra4-300   

  Economia

As usinas nucleares da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto situam-se em Angra dos Reis, no distrito de Cunhambebe e são responsáveis pelo fornecimento de grande parte da energia elétrica consumida no estado do Rio de Janeiro.
As atividades econômicas giram em torno da pesca e atividades portuárias (terminal petrolífero), da geração de energia nas usinas Angra I e Angra II, da indústria, do comércio e serviços, da indústria naval (estaleiro Keppel Fels, antigo Verolme) e também do turismo, em suas praias, ilhas e locais de mergulho submarino, principalmente na Ilha Grande.

   Transporte
O município conta com um porto importante, o Porto de Angra dos Reis. No século XIX este chegou a ser o segundo maior porto do país, responsável pelo escoamento de grande parte da produção de café do Vale do Paraíba.

   Educação

No ensino médio Angra dos Reis possui uma escola entre as melhores do Brasil. No ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2007 o Colégio Naval ficou em 12º lugar entre as escolas públicas.
   Esportes

O município tem uma agremiação esportiva de futebol com o seu nome, o Angra dos Reis Esporte Clube. O time foi Campeão Estadual da Terceira Divisão, em 1999, e Vice-Campeão Estadual da Segunda Divisão em 2003.

   Vela e Motor
Angra é um paraiso para esportes náuticos, tendo o Iate Clube, porto marina Bracuy, e varias ilhas com praias maravilhosas para fazer passeios e mergulhos inesqueciveis.
                                

                                       Vista  Praia do Aventureiro e da Cidade

angra5-300
angra6-300

   Segurança pública e defesa civil

Polícia Militar
O policiamento ostensivo da cidade está a cargo da 2ª e da 4ª Companhias do 33º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (33º BPM/2ªCia e 33º BPM/4ª Cia), a primeira com sede na entrada da cidade, contando o município com um Destacamento de Policiamento Ostensivo no bairro Frade, além de um Posto de Policiamento Móvel (trailer) no Distrito de Serra D’Àgua, à beira da RJ-155, e a segunda respónsavel pelo policiamento da Ilha Grande.

A sede do 33º BPM, cuja área de responsabilidade cobre ainda os municípios de Mangaratiba e Paraty localiza-se no distrito de Mambucaba.

Polícia Civil
A responsabilidade pela polícia judiciária no município fica a cargo da 166ª Delegacia de Polícia, localizada no Centro da cidade.

Corpo de Bombeiros
As atividades de defesa civil, combates à incêndio e resgate desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro em Angra dos Reis é de responsabilidade do 10º Grupamento situado no bairro Parque das Palmeiras.

Defesa Civil Municipal
A prefeitura também possui uma equipe de Defesa Civil, para monitoramento e auxílio da população em caso de desastres naturais que conta com postos avançados espalhados em alguns distritos.

Usina Nuclear

Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto é formada pelo conjunto das usinas nucleares Angra 1, Angra 2 e Angra 3, de propriedade da Eletronuclear, subsidiária das Centrais Elétricas Brasileiras – Eletrobrás. São o resultado de um longo Programa nuclear brasileiro que remonta à década de 1950 com a criação do CNPq liderado na época principalmente pela figura do Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva, que lhe empresta o nome.

Imagens da Usina Nuclear

angra1  angra2 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>