Anchieta



O bairro de Anchieta está localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. É um bairro vizinho de  Guadalupe, Parque Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Pavuna e Costa Barros.E também  faz limite com o município de Nilópolis.

A região de Anchieta pertenceu ao Município de Nova Iguaçu até o início do século XX, juntamente com Nilópolis, sendo atualmente uma das principais portas de entrada para o Rio de Janeiro de quem vem da Baixada Fluminense. Com a implantação da Estrada de Ferro Dom Pedro II, depois Central do Brasil, a estação de Anchieta foi inaugurada em 1º de outubro de 1896, nome dado em homenagem ao padre José de Anchieta, religioso catequizador de índios nos primórdios do Brasil colonial. O prédio da estação atual foi inaugurado em 1989.O prédio da estação atual de Anchieta, hoje uma estação de trens metropolitanos atendida pela Supervia a estação fez parte da E. F. Central do Brasil (1896-1975), RFFSA (1975-1996) e  SUPERVIA (desde 1996).

Um pouco de história sobre o bairro de Anchieta

As atuais terras  bairro de Anchieta pertenciam ao Engenho Nossa Senhora de Nazaré e seu clima ameno fez Dom Pedro II cogitar localizar nele um hospital para tuberculosos. O Vigário de Realengo, Padre Miguel, mais tarde instalou na região capela abrigando a imagem secular, de grande valor artístico, venerando Nossa Senhora de Nazaré. O capitão Bento de Oliveira Braga era o senhor dessa propriedade, além do Engenho Novo da Piedade, herdados por sua família. O padre Wander Tavares iniciou a construção da Matriz atual, estabelecendo seu nome na praça principal do bairro, onde chegava o Caminho do Engenho Velho.

Os primeiros loteamentos surgiram, junto à ferrovia, e em 1916 surgiu  os projetos de arruamentos nos terrenos da família Luiz Borges. Na região da praça Itanhomi, havia, há séculos, um cemitério indígena de grande extensão, que deu origem aos nomes da maior parte das ruas da chamada “Vila Mariópolis”, como as ruas Gerê, Aiacá, Aiúba, Jarupá, Juarana, Cracituba etc.  O restante do bairro foi loteado, fazendo surgir o Parque Anchieta, depois desmembrado de Anchieta, cujo decreto de criação data de 23 de julho de 1981. 

Estação

Lazer  
Uma das áreas de lazer de Anchieta é a praça Granito, que concentra grande número de atividades e kiosques.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>