Alto da Boa Vista



O bairro do  Alto da Boa Vista que já foi muito nobre de classe alta da Zona Norte da cidade do Rio de janeiro.  Está localizado no topo do Maciço da Tijuca, que divide a cidade em zonas Norte, Sul, Oeste e Central. Abriga em sua área,  o Parque Nacional da Tijuca, a Gávea Pequena , a Vista Chinesa além do Cristo Redentor.

O  Alto da Boa Vista com seus belos casarões que hoje em dia alguns foram transformados em casas de eventos e festas, na sua maioria não serve mais aos ricos da região devido a violência e o aumento de comunidades espalhadas pela região, ficando configurado como um bairro que liga o bairro da Tijuca com o da Barra da Tijuca.
As margens dessa Avenida Edson Passos temos belos jardims e áreas livres com algumas quedas de água onde religiosos fazem seus trabalhos, tem também locais onde familias levam suas crianças para fazer piquinique e brincar nos fins de semana além de servir para belas caminhadas e exercicios fisicos aproveitando o clima agradável da região.

A origem do nome  do bairro Alto da Boa Vista  vem da  bela paisagem que se admira de seus mirantes e pontos de observação ao longo das estradas e locais junto as encostas.

Um pouco de História sobre o Alto da Boa Vista

Um belo dia D. Pedro II mandou fazer o reflorestamento das matas da região da Tijuca iniciada em 1861, durando 13 anos, e conduzida sob a direção do Major Manuel Gomes Archer e do administrador Thomás Nogueira da Gama, plantando cerca de 80 mil mudas de espécies variadas de árvores, nativas e exóticas. Thomás Nogueira da Gama recuperou durante 25 anos as matas do Sumaré e das Paineiras, plantando mais de 20 mil mudas de árvores. Além disso, melhorou as trilhas e acessos à região, possibilitando o aumento do número de visitantes. Ao final, estava reflorestado o maior parque urbano do mundo, o Parque Nacional da Tijuca, inaugurando uma nova atração no Rio de Janeiro e tornando a região pioneira sob mais esse aspecto: os inovadores passeios turísticos ao Alto da Boa Vista, onde a população da Cidade fazia piqueniques desfrutando das belezas da Mata Atlântica e o visual da Baía de Guanabara.

O Clima na região registram-se as menores temperaturas da cidade do Rio de Janeiro, em todos os meses do ano. Seu clima ameno, em relação a cidade, deve-se a varios fatores como estar situado a uma altitude média de trezentos metros acima do nível do mar, quanto se encontrar  totalmente cercada pela Mata Atlântica.

Como chegar seus acessos:  Pela Avenida Edson Passos, para quem vem da Tijuca , pela Estrada das Canoas e pela Estrada da Gávea Pequena, de quem vem da Zona Sul por São Conrado; pela Estrada do Horto de quem vem também da Zona Sul pelo Jardim Botânico e Horto; pela antiga Estrada de Furnas de quem vem da Barra da Tijuca e do Itanhangá; pela Estrada das Paineiras de quem vem do Cosme Velho e Laranjeiras e também pela Rua Amado Nervo, próximo à Praça Afonso Viseu, para quem vem do Centro, de Santa Teresa ou da Estrada do Sumaré.



Tagged with 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>