Água Santa



 

agua-santa13

 Água Santa é um bairro do Rio de Janeiro  praticamente residencial localizado na zona Norte da cidade doseus limites com Jacarepaguá, Freguesia, Piedade, Encantado, Engenho de Dentro e a Serra dos Pretos-Forros.
Em suas terras passa a linha amarela inaugurada em 1997 tendo a praça do pedágio estabelecida no bairro e o acesso ao túnel Engenheiro Raymundo de Paula Soares, também conhecido como túnel da Covanca , assim como pequenas industrias e comercio local, além e claro do presidio Ari Franco.
Em junho de 2000 foi promulgada pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro a Lei n.º 3.035/2000 que prevê:

Art. 1º – Fica criado o Parque Ecológico da Água Santa na área da Pedreira de Santa Luzia, localizado na Rua Noêmia Corrêa, no bairro de Água Santa, XIII Região Administrativa.

agua-santa-pedreira-2agua-santa-pedreira

Art. 2º – O Projeto de planejamento do parque deverá prever:

I – áreas de lazer: playground; quadras de bocha e polivalentes; bancos e mesas com tabuleiros impressos para jogos de damas e xadrez; piscinas naturais; praças públicas devidamente iluminadas; áreas ajardinadas de intensa arborização; pista de ciclismo; pista de corrida; pista de jogging; pista de skate; espaços destinados à patinação e à utilização de aparelhos de ginástica, como barras e rampas de abdominais;

Art. 3º – O Poder Executivo fica autorizado a praticar todos os atos necessários à implantação do parque, inclusive campanha junto aos integrantes da comunidade, indústria e comércio, a fim de fixar no local, espécies zoológicas e da flora para fins culturais e de lazer.

Art. 4º – O Poder Executivo poderá delegar à iniciativa privada a implantação e manutenção do parque, através de concessão na forma disposta pela Lei Orgânica do Município.

Art. 5º – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 7 de junho de 2000.

No mês de junho é realizada no bairro a Festa de Santo Antônio na igreja em homenagem ao padroeiro. Na ocasião é possível saborear comidas típicas portuguesas. Além disso, há a tradicional procissão .

Elza Soares foi criada desde que nasceu no bairro da Água Santa.Em sua infância vivia a brincar na rua, soltar pipa, brincar com piões de madeira, até brigar com os meninos, era uma vida pobre, porém feliz para uma criança, apesar de ter que trabalhar, levando latas d’água na cabeça.

agua-santa15

agua-santa-presidio

 

Presidio Ari Franco

Um pouco de História do Bairro de Água Santa

Tem sua origem a partir da descoberta no ano de 1888 da segunda fonte hidromineral do estado do Rio de Janeiro. Domingos Camões, responsável pela descoberta, era um escravo recém alforriado que a partir de 1909 iniciou o engarrafamento desta água, feito artesanalmente e utilizando embalagens de vinho de 5 litros. Essas garrafas eram transportadas em lombo de burros e entregues de porta em porta aos moradores da região .

Consequentemente essa fonte d’água conhecida nos arredores como “Água Santa” passa a designar o próprio nome do bairro: Água Santa.

Em torno de 1914, surgiu a empresa de Águas Santa Cruz Ltda., que se mantém até os dias atuais, no bairro Água Santa, que perpetua o nome da fonte.

Segundo o Decreto N° 5.280 de 23 de agosto de 1985 e publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro – Municipalidades de 25 de agosto de 1985, o bairro limita-se do: “entroncamento da Rua Borja Reis com a Rua Paraná, seguindo por esta (excluída) até a Rua Fontoura Chaves; por esta (incluída) até a Rua Torres de Oliveira; por esta (excluída) até o seu final; daí, subindo pela vertente em direção sudoeste, até o ponto culminante do Morro do Careca (cota 334m); deste ponto, descendo e subindo a vertente da Serra dos Pretos Forros em direção sudeste, passando pelo entroncamento da Estrada da Covanca (excluída) com a Estrada Paulo de Medeiros (incluída) (cota 233m), até o ponto de cota 402m; deste ponto, pela cumeada, em direção leste passando pelos pontos de cota 393m, 463m, 467m, 446m, 456m e 434m, até o ponto de cota 413m; deste ponto, descendo a vertente em linha reta, até o final da Rua Dois de Fevereiro; por esta (incluída) ate a Rua Borja Reis; por esta (incluída) ao ponto de partida.”

agua-santa-cruz
Água Mineral Santa Cruz
Linha Amarela
Mapa do Bairro de Água Santa
 


Exibir mapa ampliado
Mais fotos do Bairro de água Santa
agua-santa21
agua-santa18
agua-santa16
agua-santa19
agua-santa17
agua-santa20
Fotos – Amwind



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>