Açude do Camorim



acude-do-camorim-1

O Açude do Camorim fica localizado  numa bacia natural , no Parque Estadual da Pedra Branca no Rio de Janeiro. Êle fica situado a 436 metros acima do nível do mar .

Sua área integra a Floresta do Camorim, com trechos  de Mata Atlântica do parque. O lago é meio escondido no meio da cadeia montanhosa, num ambiente muito tranquilo .


A trilha ao Açude do Camorim  é de fácil acesso,  com piso de pedra ou terra. O tempo de subida é de aproximadamente uma hora e meia com aproximadamente 3km , esta trilha é considerada leve. Os atrativos são: Cachoeiras, Mirante, Flora e trilha.

A trilha para o Açude do Camorim começa  depois do portão de entrada da sub-sede do Camorim. Essa sub-sede está localizada no final da estrada do Camorim. Após o portão do parque entrar na primeira trilha a sua esquerda, nesse ponto existe uma placa indicando a entrada da trilha para o Açude do Camorim, mas antes de pegar a trilha é obrigatório fazer o registro de entrada no escritório local do parque.

Dicas

– Use calçado confortável de preferência para trilhas;
– Indicado para pessoas com boa saúde e acostumadas a fazerem atividades físicas moderadas.
– Levar uma garrafa de 2 litros d’ água por pessoa.
– Lanche de trilha (Sanduíche, Biscoito, Barra de Cereais, Frutas, etc…).
– Boné ou Chapéu.
– Protetor solar, Repelente, Saco de lixo, Óculos escuros.
– Capa de chuva, agasalho, Máquina fotográfica.
– Traga de volta todo o seu lixo a natureza agradece.

Parque Estadual da Pedra Branca

Na sede da unidade, no Pau da Fome, em Jacarepaguá, são cinco trilhas e três travessias, entre as quais a Trilha da Pedra Branca, com sete quilômetros, que leva ao Pico da Pedra Branca, que, com 1.025 metros de altitude, é o ponto culminante da cidade. Na subsede do Núcleo Camorim, destaca-se a Trilha do Açude do Camorim, com quatro quilômetros.

O Parque Estadual da Pedra Branca é avaliado como a maior reserva florestal em área urbana no mundo. Compreende um total de 12.500 hectares, na zona oeste do Rio onde se destaca o Pico da Pedra Branca, ponto culminante da Cidade com 1024 metros de altitude.O parque atrai visitantes pela grande variedade de trilhas, com graus variados de dificuldade e belas paisagens

   MAPA DO AÇUDE DO CAMORIM


FOTOS DA TRILHA DO AÇUDE DO CAMORIM
acude-do-camorim-vista

 

acude-do-camorim-ruinas

 

acude-do-camorim-4

 

acude-do-camorim-2

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>